Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Buscas no PS, PSD e poder local. “Investigação é muito bem-vinda”

27 jun, 2018 - 12:00 • Henrique Cunha

Associação Transparência e Integridade acusa algumas autarquias e juntas de freguesia de serem “autênticas agências de emprego para militantes partidários”.

A+ / A-

O presidente da Associação Transparência e Integridade, João Paulo Batalha, diz que “é muito bem-vinda” a investigação em curso no PSD, PS e algumas estruturas do poder local.

De acordo com a revista "Sábado", em causa estão suspeitas da prática de crimes económico-financeiros decorrentes da contratação de pessoal e da adjudicação direta de serviços a empresas ligadas ou controladas por dirigentes políticos.

“Esta é uma investigação muito bem-vinda porque traz o mínimo de escrutínio a práticas que são muito questionáveis, quer do ponto de vista legal, quer do ponto de vista ético”, diz considerando que, nalguns casos, câmaras municipais e juntas de freguesia estão transformadas “em autênticas agências de emprego para militantes partidários, através de contratos quase sempre por ajuste direto de assessorias, de avenças de contratações de militantes partidários".

O “Jornal de Noticias” refere que as buscas decorrem entre os distritos de Braga e Faro e também nas ilhas, sendo que, em Lisboa, visam, entre outros alvos, instalações da Distrital do PSD, da concelhia do PS, bem como as juntas de freguesia do Areeiro, da Estrela e de Santo António.

"A existência desta investigação cria uma necessidade urgente dos partidos políticos e as lideranças do PSD e PS tomarem partido sobre isto. Tem de responder imediatamente a uma questão simples: ‘qual é o seu posicionamento do ponto de vista ético nos abusos de contratação de assessorias e de consultadorias a militantes partidários para alimentar lógicas clientelares com dinheiros públicos’”.

“Esta é uma questão ética que os partidos não podem manter em silêncio", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+