Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eutanásia “desumaniza o relacionamento humano”

19 abr, 2018 - 10:43

A discussão da legalização deve acontecer no Parlamento até junho.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, manifesta-se contra a eventual legalização da eutanásia.

Em declarações à Renascença,o médico descreve essa possibilidade como “um processo que pode levar a práticas que desumanizam o relacionamento humano e entre as instituições de saúde”.

“Por isso, eu também não sou a favor da eutanásia”, rematou.

Também em entrevista à Renascença, o ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes admitiu ser “desfavorável à legalização da eutanásia”.

A discussão da legalizaçãodeve acontecer no Parlamento até junho.

Encontro mundial em Coimbra

Coimbra recebe na quinta e na sexta-feira, no Convento São Francisco, o encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde, com cerca de 700 peritos mundiais e que vai ter como tema principal a saúde global dos países africanos.

O encontro, organizado pelo consórcio Universidade de Coimbra (UC)/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que integra a Aliança-M8 [G-8 da saúde], é uma oportunidade para aprofundar laços com os países africanos de língua oficial portuguesa e para a afirmação da saúde portuguesa no contexto mundial.

"É um momento de afirmação de Coimbra no mundo, porque é a primeira vez que estas cimeiras têm um enfoque tão grande em África. Portanto, a dimensão estratégica de Portugal nesta ligação entre a Europa e África é assumida em pleno por Coimbra", disse à agência Lusa o reitor da UC, João Gabriel Silva.

Segundo o académico, a cimeira abre a possibilidade de Portugal "ter um papel relevante na discussão sobre a saúde global", além de constituir, "para Coimbra, para a região e para a Universidade um passo importante no caminho da internacionalização que se tem vindo a seguir".

Salientando o trabalho de "vários anos" para chegar a esta fase, o presidente do CHUC, Fernando Regateiro, frisou que a realização desta cimeira "abre caminhos que ajudam a projetar a instituição além-fronteiras e a sua imagem no próprio país".

"Ao escolhermos as temáticas para este encontro, tivemos uma grande vantagem competitiva na nossa proposta, que foi o conhecimento profundo, o relacionamento intenso e a proximidade com os povos de África, particularmente os falantes de língua portuguesa", sustentou.

"Vamos ser, de facto, mediadores desse relacionamento e levar também para África, com a nossa experiência, o apoio, o contributo, todo o saber e empenho de outros povos e de outros recursos para além dos nossos", sublinhou Fernando Regateiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    27 abr, 2018 Viseu 12:45
    A defesa da vida, em todas as circunstâncias, é a defesa da humanidade. Os promotores da cultura da morte − aborto e eutanásia − atentam contra a dignidade da pessoa humana: são os "bárbaros" e os "monstros" destes tempos… A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os tribunais, os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida humana e não para matar nem serem cúmplices do crime de outros...
  • Anónimo
    19 abr, 2018 18:37
    Título nada parcial, Renascença. O que esperar da rádio da igreja?

Destaques V+