Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Força Aérea não participa no combate directo aos incêndios em 2018

10 nov, 2017 - 14:45

Os militares vão reforçar as operações de "comando e controlo", mas não vão estar envolvidos no combate directo às chamas.

A+ / A-

O secretário de Estado da Defesa Nacional afirmou esta sexta-feira que a Força Aérea Portuguesa (FAP) não irá participar na operação de combate directo a incêndios em 2018, mas sim na "gestão centralizada" e no comando e controlo das operações.

"Não existe a perspectiva de no ano de 2018 vir a existir operação da FAP no combate directo aos incêndios. A avaliação que se está a fazer é qual ao tipo de operação que a Força Aérea poderá fazer na gestão centralizada e nas operações de comando e controlo", disse.

Marcos Perestrelo acrescentou que essa participação poderá implicar reforço de verbas que "terão de ser avaliadas a tempo de ter tradução orçamental" para 2018.

O secretário de Estado respondia a várias perguntas dos deputados sobre o anunciado reforço do papel das Forças Armadas no combate a incêndios, durante o debate do Orçamento do Estado para o sector da Defesa.

Marcos Perestrelo frisou que existe "um conjunto de helicópteros que são propriedade do Estado e que têm a sua operação contratada com empresas privadas" até "ao final da época de incêndios de 2018".

O reforço da participação das Forças Armadas no dispositivo de combate a incêndios está a ser avaliado "a curto, médio e longo prazo", disse.

Quanto à participação da Força Aérea, o secretário de Estado defendeu que é preciso "ter a consciência de que a capacidade de operação não se monta de um ano para o outro" e que, para 2018, a "capacidade de operação não terá tradução orçamental".

"O eventual reequipamento da Força Aérea para combate aos incêndios é de acordo com a programação que vinha sendo feita e com a capacitação possível no quadro dos meios existentes", disse.

O governo está a avaliar as necessidades de "reforço em termos de recursos e equipamentos" não só para o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) mas também para "os regimentos de engenharia" e envolve todos os ramos militares.

O objectivo é que haja "maior capacidade de resposta em apoio à Protecção Civil e no apoio a populações", um trabalho que se espera possa “ser feito a tempo de ter tradução orçamental nos reforços necessários" para 2018.

Sobre esta questão, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, referiu-se aos meios de que a Força Aérea irá dispor, no âmbito da programação que já existia antes das novas orientações para mais participação no combate a incêndios.

A aquisição de aeronaves KC-390, para substituir os C-130, implicará uma despesa de "centenas de milhões de euros" mas as primeiras só estarão operacionais na totalidade em 2021.

O ministro admitiu que está em estudo a possibilidade de os C-130 serem mantidos para serem usados no combate a incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 10 nov, 2017 palmela 16:57
    Antes ainda cheguei a pensar que a paneleiragem service para alguma coisa afinal nao serve para coisa nenhuma! Organizaram uma manisfestacao contra os mortos em lisboa agora o assunto morreu !foi so para arranjar trabalho para a comuniacao social eu sabia que coisas organizadas pelo pinheirito nao davam em nada!
  • Jorge
    10 nov, 2017 Seixal 15:58
    Ok. a Força Aérea Portuguesa não irá participar na operação de combate directo a incêndios em 2018, apenas vão participar o pilotos. Há muitos milhões no orçamento para distribuir no próximo ano pelas empresas privadas de aeronáutica.
  • Filipe
    10 nov, 2017 évora 15:15
    Mais nada ! Tão os homens entram para lá com um pé no privado e iam agora sujar e respirar fumo ! Dinheiro em vencimentos esturrados em inertes a Portugal !

Destaques V+