Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo nega responsabilidade sobre fundos para vítimas de Pedrogão Grande

05 set, 2017 - 11:08

A distribuição dos fundos será um dos temas que reúne, esta terça-feira, os autarcas de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

A+ / A-

Veja também:


O Governo garante que não tem qualquer responsabilidade na distribuição dos fundos angariados para apoiar as vítimas dos incêndios de Junho, em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, garante que há valores depositados em contas abertas por “empresas públicas e particulares” cujo paradeiro é desconhecido.

Em resposta à Renascença, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, explica que as contas em causa foram abertas por privados e não fazem parte do Fundo Revita, ou seja, não são geridas pelo órgão criado pelo Executivo.

O autarca Valdemar Alves, em declarações à RTP, mostra-se preocupado com a situação e garante que vai “desafiar os colegas de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos para participar e informar o Ministério Público".

A distribuição dos fundos será um dos temas que reúne esta terça-feira os autarcas de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Ainda no plano das ajudas, a Caritas de Coimbra que centraliza cerca de 900 mil euros já iniciou os trabalhos de reconstrução. O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, considera que este tem sido um processo exemplar e elogia a caridade demonstrada pelos portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • assaltado
    05 set, 2017 leiria 16:17
    Há muito que eu por aqui avisei que isto ia acontecer, pois disse que até se chegar a Pedrógão Grande, havia várias estradas, caminhos e carreiros, tudo sem placas de informação e que o dinheiro se ia perder por falta de GPS. Avisei com muita antecedência, logo após ter conhecimento que esses 14 milhões tinham sido distribuídos por grupos de gente, que sem dúvida alguma se trata de gente muito séria, mas não sabem onde ficam essas aldeias de Pedrogão Grande, pois nem famílias por lá têm. A esta hora já alguns JAVALIS apanharam o dinheiro e até já pesam mais. É UMA VERGONHA, MAS ONDE JÁ NÃO HÁ VERGONHA NENHUMA!
  • VERDADE NUA E CRUA
    05 set, 2017 Lx 14:07
    Pois, os xuxas nunca foram bons a gerir dinheiro dos outros a não ser a sua especialidade que é de apropriarem-se do dinheiro dos outros.Desde bancarotas sucessivas, a falência da sede dos Ratos no Largo do Rato e tudo o mais..Por essas e outras se vê que os kamaradas rosas são uma lástima a gerir seja o que for.Tirando o "menino de oiro" do PS esse ser chico esperto que dá pelo nome de Pinto de Sousa..Este é um verdadeiro artista da aldrabice mas a populuação gosta destes xuxas manipuladores e gastadores sem amanhã até à próxima bancarrota...
  • FR
    05 set, 2017 Portugal 13:25
    Está aí o quanto se pode confiar nos privados. Os privados são para trabalhar e gerar produto em troca de dinheiro, pagaram-lhes adiantado ficaram mal servidos.
  • Bela
    05 set, 2017 Coimbra 13:10
    O governo nega responsabilidade sobre fundos para vítimas de Pedrogão Grande . Como assim? Logo após à desgraça, o presidente apareceu, os governantes aparecerem, a oposição apareceu, as ONG apareceram, outros apareceram. O DINHEIRO NÃO APARECE? Há contas abertas por “empresas públicas e particulares”, sinceramente...
  • Bela
    05 set, 2017 Coimbra 13:01
    Infelizmente era de esperar tal situação, apareceu muita gente mas... Muitos que ficaram sem os seus bens, têm sobrevivido graças ao apoio de terceiros que pessoalmente, têm levado diversos bens, sobretudo de consumo imediato. Eu própria, através de familiar que trabalha na zona, contribui com bens do meu quintal para essas pessoas, bens que foram entregues pessoalmente numa determinada aldeia e não aos 'intermediários'. Ou seja, se nem bens de primeira necessidade, lhes foram disponibilizados... O dinheiro onde andará? Provavelmente voou. Em situações destas, todos os bens angariados devem ser sempre entregues à mesma instituição ou grupo. Infelizmente há sempre quem procure, pouco se preocupe com o mal dos outros, aparecem para se aproveitar para se' safar' ou evidenciar. Estamos em época de eleições.
  • rosinda
    05 set, 2017 plmela 12:44
    acho que quem matou pedro palma foi cristina cara lindas! Ja que o governo nao diz nada sobre este assunto!
  • troc
    05 set, 2017 evora 12:29
    Então os senhores presidentes da camara não sabem onde está o dinheiro valha-lhe Santa Engrácia, perguntem ás sua misericórdias ás ONG, á senhora do CDS se por acaso viram passar os donativos por exemplo o do CONCERTO a quem foi entregue , quem o distribuiu e por sua vez as últimas mãos a receber .
  • Basta
    05 set, 2017 Lisboa 12:24
    Que culpa tem um governo se alguém abre uma conta bancária solidária. Os srs autarcas têm que pedir contas é às pessoas ou entidades que abrem essas contas e a forma como tratam a sua gestão. Depois gostaria de ser informado se este autarca de Pedrogão não é o tal das mortes de pessoas por pseudo falta de apoio psicológico. Mais, numa outra estação noticiosa o que ouvi do autarca de castanheira de pera não era o desaparecimento do cacau MAS SIM A FORMA COMO ESTAVA A SER GERIDO pois havia a possibilidade de alguém receber apoio em duplicado. Esta coisa dos incêndios tem sido um maná para certos políticos por isso em vez do autarca de Pedrogão pedir a intervenção do MP para (gerir) o cacau devia era pedir ao dito que investigasse a origem dos incêndios e se há gente por detrás dos incendiários oitenta e tal apanhados até agora. Eu fui um dos lesados por esta gente e sei como fui obrigado a vender o que restou. Ainda ontem vi o aproveitamento que foi e está a ser feito pela cristas aquilo é vergonhoso só tenho pena que a sra ou qualquer político não tenha aparecido quando eu olhava para o meu património queimado mesmo tendo eu pago para o mato ser limpo. No deve haver foi só deve. Por isso fico indignado e revoltado quando oiço e leio certos comentários e aproveitamento político com a desgraça alheia.
  • Filipe
    05 set, 2017 évora 12:14
    .... esqueci-me de algo : Faltou os Magistrados corruptos , uns apanhados outras à solta a comerem do bom e do melhor , de preferência com ligações a Angola a fim de redistribuir ajudas aos colegas ... E esta hem ?
  • Carlos
    05 set, 2017 Lisboa 12:13
    Confere. Não tem responsabilidades!!!! As contas são de privados!!!! Agora perante uma denúncia o Ministério Público deve avançar com uma investigação. Mas isso não leva a que o governo tenha responsabilidade na gestão de fundos privados. Haja paciência para a campanha de desinformação que por aqui passa.

Destaques V+