Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madeira. 13 mortos e 49 feridos. Três dias de luto regional

15 ago, 2017 - 16:32

Os números são oficiais. Entre os feridos há 12 em estado grave.

A+ / A-
Madeira. Queda de árvore faz dezenas de mortos e feridos
Madeira. Queda de árvore faz dezenas de mortos e feridos

A queda de uma árvore de grande porte no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, concelho do Funchal, durante a festa em honra da padroeira da Madeira, provocou 13 mortos e 49 feridos, 12 deles em estado grave, anunciou fonte oficial.

O número de vítimas mortais da queda de uma árvore no Monte, concelho do Funchal, subiu para 13, anunciou o Governo da Madeira após a reunião extraordinária do Conselho do Governo que determinou luto regional entre quarta e sexta-feira. A informação consta na resolução aprovada pelo Conselho do Governo, presidido por Miguel Albuquerque.

"Considerando os trágicos acontecimentos ocorridos hoje na freguesia do Monte, no concelho do Funchal, do qual resultaram 13 vítimas mortais e 50 feridos", o Conselho do Governo, reunido em plenário, deliberou "decretar luto regional nos dias 16, 17 e 18 de Agosto".

Segundo a mesma resolução, naqueles três dias "a bandeira da região deve ser colocada a meia haste em todos os serviços públicos regionais e nas entidades do sector público empresarial da Região Autónoma da Madeira".

Anteriormente, num primeiro anúncio feito pelo secretário Regional da Saúde, que tutela a Protecção Civil da Madeira, Pedro Ramos, que estava acompanhado pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, foi dito que havia 12 mortos e 50 feridos num encontro com a imprensa.

Dez das vítimas mortais faleceram no local e as restantes duas no hospital. Três das vítimas mortais são estrangeiros (um alemão, um francês e um húngaro).

Pedro Ramos destacou a "resposta articulada, célere e adequada" dos meios envolvidos, tendo estado envolvidos 21 viaturas, 55 operacionais de sete entidades diferentes, entre as quais diversas corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.

O governante mencionou que os meios foram accionados pelas 12h08 e que uma hora depois "todos os feridos estavam evacuados para o hospital", tendo o primeiro utente dado entrada no bloco operatório pelas 14h30.

Anunciou que foram criadas duas linhas de apoio psicológico e psiquiátrico para as famílias das vítimas (291 705 779 e 291 705 678).

Miguel Albuquerque anunciou que o Governo Regional realiza às 17h30 uma reunião extraordinária de emergência, em que serão decretados três dias de luto regional.

O incidente ocorreu cerca das 12h00, num local onde se concentram muitas pessoas para participar naquele que é considerado o maior arraial da Madeira, momentos antes de sair a procissão que foi cancelada.

Fontes no local referem que a árvore estava amarrada há dois anos e o tronco estava oco.


[actualizado às 19h38]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    16 ago, 2017 Palmela 10:59
    A Ilha da Madeira, muito mal estimada, coitada! quando chove há derrocadas e morrem não sei quantos! quando está calor a árvores deviam dar sombra, mas caem e matam não sei quantos! o melhor é mandarem o pessoal para o continente, porque são portugueses! e venderem a Pérola do Atlântico por um bom preço, para amortizar a dívida! assim já não morre mais ninguém!!! venham para o continente que fazem cá falta, há muita coisa para fazer aqui... Mas também há quem diga que 'quantos mais são, menos fazem' e este dito, até tem uma pontinha de verdade. Aqui pelo Continente, há incêndios programados por alerta não sei de que cor! são todos os dias depois do almoço, com muito calor ou com pouco calor, tanto faz! porque o problema segundo dizem, é do vento! é da trovoada! é como aquele velho ditado: "quando o par não sabe dançar, é porque a sala está torta". Meus amigos, se querem um bom concelho, fiquem em casa com uma ventoinha, comam fruta se por acaso não estiver verde e durmam umas sonecas, para aliviar a alma, porque de cansaço também se morre! 'O alma minha, se estás cansada, pega num cordel, enrodilhado! e dá-lhe mil voltas como num carrossel' e 'ata e desata até encontrares as pontas! pode ser que entretanto, te surja uma ideia: de como pagares as contas!' Se o Camões lesse isto, dava-me o prémio Nobel da Paciência.
  • Fausto
    16 ago, 2017 Lisboa 02:21
    Vejam a...que fizeram...não cuidam das árvores...andam só metidos em trafulhices...é muito doloroso perder um filho uma mãe...um pai...cambada de labregos...
  • Armando Almeida
    15 ago, 2017 Porto 18:43
    Expresso a minha profunda solidariedade aos madeirenses e especialmente aos familiares das vítimas. Em todo o caso gostaria de saber o que é o putativo candidato a 1º (S)inistro de Portugal, Passos de Coelho, e seu paquiderme oficioso Abreu Amorim terão a dizer sobre esta tragédia...eles que desde Pedrogão se especializaram em tragédias, suicidarias ou não!
  • NL
    15 ago, 2017 Ermesinde 18:06
    O que está a acontecer com os incêndios quer em Portugal Continental quer Insular são actos terroristas. Quem os fomenta já sabemos quem é. Os terroristas devem ser fuzilados já e imediatamente.. É uma obrigação que compete ao Estado de Direito que governa Portugal.
  • Ana Maria Ferreira
    15 ago, 2017 senhora da hora 18:04
    Tragédia anunciada. Negligência ao mais alto nível. Não há qq justificação para o acontecido apenas desculpas de quem se estabelece nos cargos públicos apenas para espalhar perfume. Seita de bandidos sem qualquer respeito pela segurança e bem estar dos cidadãos. Despedimentos e exonerações exigem-se e já é tarde pq a recuperação destas vidas humanas é impossível.
  • Paula Mendes
    15 ago, 2017 Palmela 18:04
    Não se admite como a Câmara do Funchal tem uma árvore nessas condições ! Alguém tem de ser penalizado por esta tragedia Obrigada
  • alfredo
    15 ago, 2017 fafe 17:51
    Uma árvores não cai sem dar um aviso prévio.Certza é que ja deveria ter sintomas e ninguém ligou nenhuma, tal como a nossa Protecção Civil!
  • xavier
    15 ago, 2017 LE MANS 17:49
    como é possivel que ninguém se tenha apercebido, que a arvore (provavelmente doente) poderia cair,
  • Machado
    15 ago, 2017 Viseu 17:39
    Luto Nacional imperativamente sff !! Respeito às vitimas !!
  • carlos paes cabral
    15 ago, 2017 Lisboa 17:19
    Um tronco preso há dois anos estavam a espera de que? O melhor é o Antônio Costa ir a bruxa

Destaques V+