Tempo
|
A+ / A-

Dia de greve. Fenprof diz estarem a ser “cometidas ilegalidades” em várias escolas

21 jun, 2017 - 12:30

Professores paralisam em dia de exames nacionais do ensino secundário e provas de aferição do ensino básico.

A+ / A-

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) afirmou que estão a ser “cometidas ilegalidades” em várias escolas no que diz respeito às convocatórias de professores para assegurar os serviços mínimos em dia de greve.

De acordo com Mário Nogueira, em vários pontos do país estão convocados mais professores do que aqueles que são necessários para assegurar a realização das provas de aferição e dos exames nacionais.

Os professores fazem greve, para a qual foram decretados serviços mínimos, em dia de exames nacionais do ensino secundário e provas de aferição do ensino básico.

A paralisação é convocada pelas principais estruturas sindicais de docentes, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), afecta à CGTP-In, e a Federação Nacional da Educação, afecta à UGT.

Os sindicatos decidiram avançar com a greve, após sucessivas reuniões inconclusivas com o Ministério da Educação, inclusive na véspera da paralisação, apresentando como reivindicações a abertura de concursos de vinculação extraordinária para docentes contratados, um regime especial de aposentação, o descongelamento de carreiras e uma redefinição dos horários de trabalho.

O Ministério da Educação assegura estarem reunidas as condições para que os exames nacionais e as provas de aferição se realizem dentro da "necessária normalidade" com a fixação dos serviços mínimos.

Centenas de escolas fechadas

A greve de professores encerrou centenas de escolas por todo o país, nomeadamente do primeiro ciclo e jardins-de-infância, e anulou centenas de reuniões previstas para hoje, disse à Lusa o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE)

“São escolas onde não se realizam provas de aferição e que não estão a trabalhar pelos níveis de adesão à greve”, adiantou João Dias da Silva.

Já nas escolas onde estão a ser realizados os exames, “outros professores, que não estão nos serviços mínimos, têm de garantir reuniões de conselho de turma que estavam marcadas”.

Contudo, adiantou João Dias da Silva, “sabemos que essas reuniões estão a ser adiadas porque não há condições para as concretizar devido aos professores em greve”.

Apesar de ainda não ter os números de adesão à greve, o secretário-geral da FNE afirmou que “está a corresponder” às expectativas dos sindicatos.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 jun, 2017 11:33
    Comentários sem qualquer legitimidade. Falam do que não sabem. Os professores não são coitadinhos, apenas pedem dignidade e respeito. Quanto ao número de férias? Só falam porque não sabem a realidade.
  • xavi
    21 jun, 2017 oliveiramat@netvisao.pt 16:05
    Por favor, o que é um parasita?
  • DR XICO
    21 jun, 2017 LISBOA 14:48
    FÉRIAS DOS PROFESSORES: 10 dias Natal, 5 dias carnaval 10 dias Pascoa 60 dias (julho e agosto e ..) façam as contas SFF. afinal eram 80 dias de férias TADINHOS
  • Eborense
    21 jun, 2017 Évora 14:09
    Nogueira! Já reparaste que és um dos maiores incendiários em Portugal?
  • GREVISTA INÚTIL
    21 jun, 2017 Lx 12:43
    Não se pode mandar este inútil para o regime de precários? Um verdadeiro inútil que faz das greves o seu modo de vida. Uma tristeza este sindicalista que diz ser professor que já não é e deveria dar lugar a um outro professor que quizesse trabalhar e não a ser mandraço como este Nogueira.Que tal mandá-lo para a democracia da Koreia do Norte só com ida para ele fazer greves nesse país comunista? Estou disposto a pagar-lhe o bilhete mas só de ida...

Destaques V+