Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campanha da PSP sobre "Baleia Azul". "Se entras no jogo é para perder"

05 mai, 2017 - 11:26

Vários cartazes serão difundidos pelas principais redes sociais e distribuídos por escolas da área metropolitana de Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


A PSP de Lisboa lançou uma campanha onde alerta para os perigos do jogo "Baleia Azul", que atribui tarefas, entre as quais cortar "o braço com uma lâmina" ou furar "a mão com uma agulha".

"Considerando os últimos acontecimentos relacionados com o jogo 'Baleia Azul' e não sendo alheio a toda esta realidade, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP lança a partir desta sexta-feira uma campanha no sentido de contribuir para o aumento da consciencialização social das crianças e jovens bem como dos pais, sobre os perigos do referido jogo e difundir algumas formas de prevenção, no seguimento da apresentação já lançada no facebook da PSP", refere a nota de imprensa.

Vários cartazes vão ser difundidos pelas principais redes sociais e distribuídos pelos diversos estabelecimentos de ensino da área metropolitana de Lisboa.

Na mesma nota, a PSP apela aos "colegas da escola que suspeitarem de algum comportamento anómalo, e na perspectiva de ajuda, deverão alertar os directores de turma, professores e/ou os psicólogos escolares".

O "Baleia Azul", que nasceu na Rússia e no Brasil e já chegou a Portugal, incita, através da internet, jovens à automutilação e ao suicídio. O "jogo" consiste na atribuição de 50 tarefas, entre as quais "corte o braço com uma lâmina" ou "fure a mão com uma agulha".

Os administradores do jogo enviam ainda filmes e músicas que os jovens têm de ouvir. Depois, levam a que estes avancem para a automutilação. A última tarefa é o suicídio. As vítimas são normalmente menores fragilizados a quem são feitas ameaças, pessoais e à família, em caso de abandono do jogo.

O Ministério Público já abriu três inquéritos relacionadas com esta prática. A Procuradoria-Geral da República admite bloquear hiperligações para combater este jogo.

Se precisa de ajuda ou tem dúvidas sobre este tipo de problemas, contacte um médico especialista ou um dos vários serviços e linhas de apoio (gratuitas), como a Saúde 24 (808 24 24 24), o SOS Criança (116 111), a Linha Jovem (800 208 020) ou o S.O.S. Adolescente (800 202 484).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    05 mai, 2017 évora 19:56
    Mais uma campanha triste das forças de segurança , o mesmo seria dizer a um alcoólico ou drogado : " não continues com o vício , faz-te mal ! " . Tem é de intervir diretamente dentro das escolas e afins por fim a identificar jovens isolados e depressivos e educarem os pais a identificarem tais comportamentos .
  • Guilherme
    05 mai, 2017 Porto 13:59
    É para isso que serve a Polícia? A Polícia não é nenhum "bonus pater familae" A Polícia existe para combater o crime! Só existe esse jogo porque a Polícia quer. Porque é que a Polícia não bloqueia a acesso a determinados sítios? Pois está claro, a Polícia está preocupada com as Operações Natal, Passagem de Ano, Canarval, Páscoa, Férias... sempre dá mais dinheiro! Enquanto isso deixam aumentar a delinquência, o tráfico de droga e armas, o incitamento à violência, o fanatismo e muito mais que afinal a Polícia nada faz. A Polícia simplesmente existe para combater o desemprego.
  • P/RRenascença
    05 mai, 2017 Do R-q-os-parta 13:31
    Cadê o meu comentário? Todas as vezes que digo uma estupidez deixam de publicar o comentário. Mas será que não existe estupidez neste mundo? Muitas vezes levam hora para o publicar, outras vezes não publiquem. Sinceramente, esta RR já me dá nojo! Das duas uma, ou estupidez a mais ou hipocrisia a mais.
  • A baleia Azul
    05 mai, 2017 Oceano Atlantico 12:50
    Os maiores promotor da baleia são as escolas, com actividades viradas para: o ocultismo, a magia, os jogos electrónicos e muita literatura alusiva, nomeadamente halloween, Herry Poter e filosofias orientais, tais como Yoga, Judo, Reik entre outras. Se estou a exagerar, façam um estudo destas crianças e tirem as conclusões. Um grande contributo para o abismo é dado por todo o programa de educação para a saúde. Aprofundar em aula o combate às drogas, álcool e tabagismo, se causa repudio numa criança psicologicamente saudável, torna propensa para o perigo o débil e mais o debelita. Quando nestas aulas se promove o uso de anticonceptivo A propensão da criança é fazer uso deles já. Todo o drogado inicia o consumo depois de uma iniciação sexual promiscua. Claro que são crianças (filhas da Baleia), são ansiosas, com problemas familiares entre outros. Mas de onde vêm esses problemas? Quem o sabe prefere ocultá-lo, e os que o descobrem preferem ignorá-lo. O jogo da baleia Azul é o fruto mais directo da sociedade Ocidental, ainda que tenha nascido na Polinésia. Uma sociedade da Pegada Carbónica, da sociedade Mãe Natureza, da Teoria da Evolução, do acaso, Quem o destrói é o homem, para combater este flagelo há que destruir o homem e dar a vez ao animal. recordem a filosofia do PAN e outros. O homem criado por Deus é para se servir dele. A nova doutrina, a da Mãe Natureza, homem=animal. O homem está a mais há que morrer. A baleia não é inocente, tem por trás estas filosofias de vid
  • Mundo Podre
    05 mai, 2017 Aveiro 12:32
    Este mundo está cada vez pior . A internet está a fugir ao controlo da humanidade . Vai ser necessário apertar as regras , se ainda for a tempo .
  • jose osorio
    05 mai, 2017 porto 12:32
    Só não entendo porque não encerram mesmo as ditas hiperligações e procuram os responsáveis nos bastidores, sem propagandas ou sem a alerta que o vão fazer. Fechem os ditos sites e averiguem pelo seleno pois publicidade é precisamente aquilo que os responsáveis pelo jogo querem...

Destaques V+