Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Baleia Azul. Adolescente internada no Porto é o quarto caso suspeito em Portugal

03 mai, 2017 - 12:32

Menor foi internada, com cortes no corpo, não correndo risco de vida. Responsável da PJ pelo combate ao cibercrime admite dificuldades em responder ao fenómeno.

A+ / A-

Uma menor de 15 anos, residente em Matosinhos, será a mais recente vítima portuguesa do "jogo" designado por Baleia Azul. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo “Jornal de Notícias” (JN) e confirmada à Renascença pelo director da Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária (PJ), Carlos Cabreiro.

De acordo com o JN, a jovem foi internada na noite de terça-feira, com cortes alegadamente provocados por um desafio que lhe foi colocado no âmbito do Baleia Azul.

Terá sido uma vizinha da adolescente a avisar a mãe para os perigos do "jogo", detalha o jornal. A progenitora levou a filha a um hospital do Porto, onde se verificou que a menor tinha cortes numa mão, no braço e no peito. Apesar de não correr risco de vida, a adolescente ficou internada.

À Renascença, Carlos Cabreiro afirmou que este será o quarto caso “com ligações directas ou indirectas” ao Baleia Azul em Portugal.

"A Polícia Judiciária tem conhecimento dessa situação e é, de facto, eventualmente, mais um caso que pode estar associado, directa ou indirectamente, a esse fenómeno”, disse à Renascença o responsável da PJ.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, que admite a dificuldade de combater este fenómeno, dada a natureza do jogo.

"Não podemos falar de uma pessoa [suspeita da prática de crimes], nem sequer de um perfil [nas redes sociais], porque estamos a falar exclusivamente de uma ideia. É como se houvesse um documento em que é elencado um conjunto de tarefas, que são direccionadas para determinadas pessoas que queiram entrar no suposto jogo”, explica.

O Ministério Público informou na terça-feira que já abriu três inquéritos relacionadas com a prática do Baleia Azul. As investigações correm nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro.

Questionada pela Renascença, a Procuradoria-Geral da República esclarece que o Ministério Público encontra-se “atento à situação e, no âmbito dos inquéritos, não deixará de ponderar todas as medidas processuais adequadas previstas na lei do cibercrime, incluindo a de bloqueio de links [hiperligações]”.

Carlos Cabreiro admite que seria “desejável” bloquear este tipo de conteúdo “online”, mas admite a dificuldade técnica em fazê-lo porque as tarefas do "jogo" são partilhadas “nos perfis mais inócuos e normais que existem” nas redes sociais.

Um "jogo" perigoso

O Baleia Azul, que nasceu na Rússia e no Brasil e já chegou a Portugal, incita, através da internet, jovens à automutilação e ao suicídio. O "jogo" consiste na atribuição de 50 tarefas, entre as quais "corte o braço com uma lâmina" ou "fure a mão com uma agulha". A última tarefa é o suicídio.

A PSP aconselha os pais a “manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar crianças e jovens para as suas implicações”, bem como a aumentarem a supervisão das actividades dos filhos na internet.

“Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais”, diz a PSP, que aconselha os pais a dirigirem-se à esquadra mais próxima sempre que suspeitem que “as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação”.


Se precisa de ajuda ou tem dúvidas sobre este tipo de problemas, contacte um médico especialista ou um dos vários serviços e linhas de apoio (gratuitas), como a Saúde 24 (808 24 24 24), o SOS Criança (116 111), a Linha Jovem (800 208 020) ou o S.O.S. Adolescente (800 202 484).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    03 mai, 2017 aveiro 16:49
    O que mais obsceno tem este caso , é que a comunicação social qualifique esta porcaria de "JOGO" . E pior ainda não ter sido bloqueado o acesso a esta m....a !.....com todo o respeito !
  • O Pecador
    03 mai, 2017 Taquáras 13:34
    A exploração em máxima escala de magia, ocultismo, espiritismo nos meios de comunicação social, com vista ao caos generalizado, à desordem e ao assassinato recíproco. As forças Satânicas estão a minar adolescentes, nomeadamente no que diz respeito a contos de fadas para crianças e concertos para jovens. No caso das crianças os limites infernais já foram ultrapassados. Cada fábula é magia, é ocultismo, é horror. Nas fábulas satânicas o mal é apresentado como bem e o bem como mal. Por exemplo, em tamanho apocalíptico se propagam e promovem os livros de Harry Potter e semelhantes. No entanto, este é um livro extremamente perigoso para a alma humana. Não me parece que se trate apenas de dinheiro, porque as estruturas do mal contam com enormes meios financeiros. Trata-se de uma consciente, propositada e coordenada promoção, em grande dimensão, da magia, espiritismo, adivinhação, ocultismo, ou seja, da abertura total dos corações e das almas das crianças inocentes, para as forças infernais, e sua eterna perdição. Apesar das advertências dos últimos Papas e dos famosos exorcistas do mundo sobre este livro e outros a ele parecidos, muitos pais católicos irrefletidamente compram para seus filhos esses livros perigosos. É óbvio que não se impede ninguém de ler este ou aquele livro, mas se forem alertados muitos se salvarão. Paralelamente as escolas estão a cultivar esta cultura satânica, com festas ao halloween, promoção de jogos electrónicos e festivais tais como "Agarra-te à Vida".

Destaques V+