Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Investigações ao caso Maddie já custaram 14 milhões

17 set, 2015 - 14:58

Em 2011 foi aberta a "Operação Grange", nome da investigação britânica ao desaparecimento da criança para rever toda a informação disponível.

A+ / A-

A investigação da polícia britânica ao desaparecimento em Portugal da criança inglesa Madeleine McCann já custou 14 milhões de euros (mais de 10 milhões de libras), informou o secretário de Estado da Administração Interna.

Em resposta a uma questão feita pela Câmara dos Lordes, Michael Bates indicou que, até ao final de Junho, o montante gasto ascendia a 10,1 milhões de libras, estando orçamentados para 2015 mais dois milhões de libras (três milhões de euros).

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 3 de Maio de 2007, na Praia da Luz, no Algarve.

Foi após um apelo dos pais ao primeiro-ministro britânico que foi aberta em 2011 a "Operação Grange", nome da investigação britânica ao desaparecimento da criança britânica para rever toda a informação disponível.

No ano seguinte foi anunciada a abertura de um inquérito formal e o desejo de inquirir várias "pessoas de interesse", tendo sido enviadas cartas rogatórias a 30 países, incluindo Portugal.

Desde então, tem mantido uma equipa de agentes no caso, que já interrogaram vários suspeitos em Portugal e realizaram uma série de diligências, incluindo buscas numa área de terreno na Praia da Luz.

Maddie desapareceu do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, enquanto os pais jantavam com amigos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Tomás
    17 set, 2015 Pinhal Novo 19:24
    A primeira pergunta que faço é a seguinte: Que ideia foi essa de deixar crianças dormindo sozinhas num quarto e irem os pais jantar fora? Não pensaram os pais que poderia uma delas ou todas elas acordarem a qualquer momento? depois, passou uma foto num caminho de terra batida ( se não estou enganado ) em que uma criança muito parecida senão a mesma criança desaparecida ás costas de um fulano, tentaram identificar o caminho? ( a mim pareceu-me sitio muito parecido com o norte de África ) apostaram por exemplo de uma ida para a continente Africano, zona norte como passagem para outros lugares? resumiram-se a Portugal, resumiram-se aos conhecidos mais próximos que estavam também de férias com o casal M.Cann, voltaram a fazer buscas no local de desaparecimento, praia da luz, hoje vejo ser tarde demais para a encontrarem, só se for identificada mesmo já com outra estatura física pelo sinal que tem numa vista ( se não estou em erro ).
  • José António Messias
    17 set, 2015 Benavente 17:34
    Uma vergonha.
  • O tal
    17 set, 2015 Por Aí 17:13
    Caso que já enoja á bastante tempo. Continuo convicto, que os culpados são os pais.
  • João Fernandes
    17 set, 2015 Seia 16:56
    ...Maddie desapareceu...enquanto os pais jantavam "FORA" com amigos!!!
  • carlos gonçalves
    17 set, 2015 almada 15:37
    Isto, é para quem pode. Algarve . Dois Médicos. Em Londres, uma criança portuguesa desaparecida as autoridades londrinas, se preocupavam com tal aparato e escândalo ? Não acredito .

Destaques V+