Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Évora. Igreja da Praça do Giraldo recebe obras de conservação

10 abr, 2017 - 12:27

A intervenção resulta de um protocolo estabelecido, em Julho do ano passado, entre a Paróquia de Santo Antão, proprietária do imóvel, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A+ / A-

A Igreja de Santo Antão, situada na Praça do Giraldo, considerada a "sala de visitas" de Évora, um imóvel do séc. XVI que é Monumento Nacional, vai receber obras de conservação com apoio de fundos comunitários.

"Estamos a muito pouco tempo de iniciar as obras" no monumento, um dos mais visitados da cidade, porque "está tudo aprovado", afirmou hoje a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, em declarações à agência Lusa.

Construída no século XVI, a Igreja de Santo Antão está classificada como imóvel de interesse público e é Monumento Nacional devido à classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A responsável adiantou que o procedimento público para a empreitada, por ajuste directo e para o qual foram convidadas três empresas, "já foi iniciado" pela paróquia.

Segundo Ana Paula Amendoeira, a intervenção resulta de um protocolo estabelecido, em Julho do ano passado, entre a Paróquia de Santo Antão, proprietária do imóvel, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen).

"As conversações tornaram possível uma candidatura ao [programa comunitário] Alentejo 2020, tendo em conta que a paróquia tinha poucos ou nenhuns meios técnicos e capacidade para tratar de todo o processo", referiu.

Nesse sentido, realçou, a DRCAlen fez todo o projecto de conservação e o relatório prévio e preparou a candidatura a fundos comunitários para ser submetida pela paróquia, que foi aprovada e cujo contrato foi assinado em Fevereiro deste ano.

As obras incluem a reparação de rebocos, caixilharias e ferragens, limpeza de coberturas e caiações, adiantou a directora regional, indicando que não está prevista qualquer intervenção no interior da igreja.

Segundo a responsável, a intervenção, que envolve uma verba superior a 100 mil euros, é comparticipada em 75% pelo programa comunitário Alentejo 2020, no âmbito do Património Cultural, estando os restantes 25% a cargo da paróquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+