Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aristides Sousa Mendes. “Não há homenagens que devolvam toda a vida destroçada"

03 abr, 2017 - 12:50

Presidente da condecorou o antigo cônsul de Portugal em Bordéus com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, esta segunda-feira de manhã, a título póstumo, o cônsul de Portugal em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial. A Grã-Cruz da Ordem da Liberdade foi entregue a Gerald de Sousa Mendes, neto do homenageado.

Considerando que “não há homenagens que devolvam toda a vida destroçada”, o Presidente da República considerou a condecoração "muito especial", dado momento que a Europa vive: "o maior drama de refugiados" desde a II Guerra Mundial.

Enquanto cônsul, Aristides de Sousa Mendes passou vistos que permitiram salvar milhares de pessoas do Holocausto.

"Condecoração e homenagem, portanto, que são verdadeiros imperativos categóricos", defendeu o Presidente.

A cerimónia de condecoração com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade decorreu na sua terra natal, Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, na Casa do Passal, onde viveu. Assinala-se esta segunda-feira 63 anos da morte de Aristides Sousa Mendes (1954).

A Renascença esteve à conversa com uma das empregadas da casa de Aristides, que conta onde se escondiam os refugiados. Isaura Martins, de 80 anos, acompanhou a cerimónia com emoção.

“Não havia ninguém melhor do que o senhor doutor. Era uma óptima pessoa. Não havia ninguém no mundo melhor do que ele”, conta.

O dia de homenagem a Aristides de Sousa Mendes vai culminar num musical em ante- estreia no centro cultural de Carregal do Sal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    03 abr, 2017 coimbra 14:52
    Bem-haja sr. Presidente: Prestar homenagem a homens destes merece todo o meu respeito e aplauso. As medalhas que ainda tiver para dar durante o seu reinado, guarde-as bem guardadas e não as distribua por gente que a única medalha que mereciam era uma corda no pescoço e serem dependurados numa oliveira. Tem sido sr. Presidente, ao longo destes quarentas anos, um distribuir medalhas, o que tornou coisa sem valor, dado que quem as tem recebido, na maioria tem sido gente sem vergonha, corruptos, ladrões, vigaristas, gente sem caracter.

Destaques V+