Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Militar português dançou com guerrilheira das FARC e provoca indignação na Colômbia

05 jan, 2017 - 12:57

Bailarico de passagem de ano motiva críticas das Nações Unidas. Vídeo da dança foi divulgado pela agência de notícias EFE.

A+ / A-

Um oficial das Forças Armadas Portuguesas, integrado numa missão de paz na Colômbia, foi filmado a dançar com uma guerrilheira das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) na noite de passagem de ano.

O comportamento do militar, observador das Nações Unidas, foi alvo de críticas das Nações Unidas, revela o “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

O caso envolveu dois militares da missão internacional – o outro era do Paraguai.

Um vídeo da dança foi divulgado pela agência de notícias espanhola EFE e está a motivar indignação na Colômbia.

É o primeiro incidente a envolver um português depois de António Guterres ter tomado posse como secretário-geral da organização

“Este comportamento é inapropriado e não reflecte os valores de profissionalismo e de imparcialidade da missão das Nações Unidas”, afirma o chefe da missão da ONU em Bogotá, citado pelo DN.

Contactado pela Renascença, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, responsável pela missão, afirma que ainda não houve qualquer contacto oficial por parte das Nações Unidas, pelo que este é tratado como um não assunto. De qualquer forma, o caso estará a ser analisado internamente.

A missão portuguesa na Colômbia, que tem como objectivo supervisionar o cessar-fogo acordado em Agosto de 2016, envolve outros sete militares. Começou em Dezembro e tem a duração prevista de um ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Morais
    05 jan, 2017 Lisboa 23:23
    Os portugueses são mesmo assim, por isso é que em zonas de conflito, quando estamos em missões de paz, todos gostam de nós. Aconteceu no Kosovo, tratávamos bem todos e não havia problemas com os nossos militares. E em outros sítios, como no Afeganistão, Iraque, etc. Vê-se mesmo que não conhecem os portugueses, está no nosso sangue, sermos cordiais. O melhor povo do mundo a receber, por isso é que os turistas adoram Portugal. Se dançasse com alguém sem ser das FARC já não havia problema ??? O problema seria se andassem a abusar de crianças, a violar, a matar, como outros fazem, quando estão em supostas missões de paz.
  • José Ribeiro
    05 jan, 2017 Aveiro 21:17
    Se for casado talvez a mulher não ache muita graça. Nem ele pensou que isto se soubesse..😊😊😊😊
  • Antonio
    05 jan, 2017 Mirandela 15:55
    Vamos lá ver....Quando vi a noticia "Soldado Potruga confraterniza com guerrilheiros" fiquei preocupado. Agora que estou esclarecido não acho que haja qualquer problema. O SOLDADO PORTUGUES CONFRATERNIZOU COM UMA "GERRILHEIRA".....................Por isso não há crise.
  • LDiogo
    05 jan, 2017 Aveiro 15:36
    Isto parece-me uma não notícia....então os observadores passam o dia com os guerrilheiros que, muito provavelmente, os convidaram a festejar a passagem do ano com eles e eles iam dizer que não?!?! estão num país onde não têm a família iam fazer o quê???passar o ano num acampamento/quartel??? acho que fizeram muito bem e não vejo que venha mal ao mundo por isso...cumpram com as suas obrigações, essa é a parte para a qual estão a ser pagos, o resto é conversa para levantar poeira
  • AM
    05 jan, 2017 Lisboa 15:12
    Lá no mato, não há militares portugueses.
  • Toninho Marreco
    05 jan, 2017 Algures- Sernancelhe 13:40
    Pois fez muito bem . Eu quando estive ao serviço da ONU aproveitei todo o tempo para me divertir e não estou arrependido .. Aproveitem . A vida são dois dias . Há ... mas não se esqueçam de confirmar no fim do mês se está o dinheirinho no banco . Digo isto porque a mim falhou-me determinado mês e tive um trabalhão para por tudo nos eixos .

Destaques V+