Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo adia fim do período crítico de incêndios para 15 de Outubro

28 set, 2016 - 00:18

As condições meteorológicas, altas temperaturas previstas ainda no início do Outono, levaram o Governo a ter cautela para não correr riscos desnecessários de mais incêndios.

A+ / A-

O Governo adiou o fim do período crítico de incêndios para 15 de Outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição, entre outros, de fumar ou de fazer lume e fogueiras em espaços florestais e agrícolas.

“O secretário de Estado das Florestas assinou já a portaria que prorroga até ao próximo 15 de Outubro o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndio”, refere, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

O período crítico de incêndios, que deveria termina na sexta-feira, foi prorrogado devido às “condições meteorológicas”.

“As condições meteorológicas determinam a adopção desta medida, tendo em conta que se prevê tempo seco e quente e ventos, ou seja, a conjugação de factores amigos do fogo, que ajudam à propagação de incêndios e que podem transformar qualquer pequena ocorrência num enorme desastre”, refere o secretário de Estado, citado no comunicado.

Durante o período crítico de incêndios é proibido nos espaços florestais e agrícolas fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas e queimadas, lanças foguetes ou balões de mecha acesa, bem como fumigar ou desinfestar e fazer circular tractores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, a área ardida este ano quase duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido até 31 de agosto 107,128 hectares.

Em contrapartida, o número de ocorrências de fogo registadas, entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto, desceu quase 25% face ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional da Protecção Civil a 6 de Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    28 set, 2016 alemanha 14:04
    Durante o período crítico de incêndios é proibido nos espaços florestais e agrícolas fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas e queimadas, lanças foguetes ou balões de mecha acesa, bem como fumigar ou desinfestar e fazer circular tractores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.deixem me rir nao me interrompam deixem me rir eu fumo ha 42anos fiz centenas de fogueiras assei castanhas nos montes na aldeia onde vivi faziam se grandes queimadas em agosto nunca peguei nenhum incendio sabem porque porque ninguem me pagava para o fazer e sabia que se o fizese iria preso para o resto da vida o que mais odeio e ver ministros e afins a falar do problema dos incendios se esses pobres coitados nunca precisaram de fazer uma fogueira para se aquecerem nem de assar castanhas para comer nem fumar um cigarro para se esquecerem que no fim do mes nao teram dinheiro para pagarem as contas cortem os subsidios aos bombeiros deixem de pagar as empresas dos avioes prendam os incendiarios coloquem no ar a vigiar as matas um elicanhao com ordem de atirar a matar contra incendiarios e os incendios acabam tenho dito lenbro ha uns anos atras ouvir um senho num cafe dizer o manel tinha uma casa de material de incendios e vivia numa casa alugada foi para chefe dos bombeiros e ja tem carro casa propia e ja abriu outra casa de material de incendio para o filho ---e esta hen

Destaques V+