Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Motociclistas manifestam-se de Norte a Sul contra inspecções obrigatórias

19 jun, 2016 - 11:31

A intenção de o Governo alargar a inspecção a motos foi anunciada em Maio pelo presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel. Motociclistas criticam “interesses económicos” da medida.

A+ / A-

Motociclistas manifestam-se este domingo em cinco cidades do país contra a inspecção obrigatória a motos, com a acção em Lisboa a terminar junto do parlamento, onde será entregue um manifesto a pedir apoio aos deputados.

As manifestações, no Porto, Castelo Branco, Lisboa, Faro e Funchal, foram dinamizadas pelo Grupo Acção Motociclista (e também divulgadas pela Federação de Motociclismo de Portugal - FMP), que espera "muita gente, principalmente em Lisboa e no Porto," na tarde de hoje, disse à Lusa um dos organizadores, António Francisco.

"O assunto - inspecção - está a mexer com os motociclistas, nomeadamente porque corta a liberdade que significa andar de mota", disse António Manuel Francisco, da Comissão de Mototurismo, da FMP, acrescentando que na Assembleia vão estar deputados para receber o manifesto.

A intenção de o Governo alargar a inspecção periódica obrigatório a motos foi anunciada em Maio, não pelo executivo mas pelo presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel, Paulo Areal, que adiantou até que a medida entraria em vigor em Outubro.

Na altura uma fonte oficial do Ministério do Planeamento disse à Lusa que não existia ainda uma data para a entrada em vigor da iniciativa.

António Manuel Francisco disse à Lusa não entender como é que é uma associação a anunciar aquilo que devia ser o Governo a fazer, e acrescentou: "ninguém sabe como vai ser, se por exemplo os inspectores vão ser obrigados a ter carta de moto ou não".

O Grupo Acção Motociclista considera que a medida visa essencialmente extorquir dinheiros aos motociclistas e depois é "uma ilegalidade" que vai "banir a circulação de motos".

De acordo com António Manuel Francisco o que vai acontecer é o que já aconteceu no passado com automóveis, que foram "banidos das estradas". No motociclismo, explicou à Lusa, acontece muitas vezes a modificação das motos, com componentes que "os centros de inspecção não vão aceitar", ainda que lá estejam "para dar mais eficiência e segurança".

Segundo o manifesto, os motociclistas não estão contra inspecções mas não aceitam que estas sejam movidas "por meros interesses económicos", e querem preservar "a cultura motociclista" e a "personalização de motos" que acontece muitas vezes através de "processos de autêntica reciclagem de motos já fora de circulação".

Segundo a FMP apenas 0,3 % dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos e as inspecções vão retirar das estradas todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Rosa
    19 jun, 2016 Leiria 16:26
    Acho muito bem! Pois todos os acidentes de motos que já vi foram causados por causa de cremalheiras e guarda-lamas que se soltaram das motas. Aliás estas medidas deveriam ser alargadas às bicicletas, trotinetes, skates e a todos os brinquedos da "chicco" que possúam 2 ou mais rodas................ Viva Portugal, o folcrore e os futebóis!
  • jose
    19 jun, 2016 suiça 16:26
    deveriam fazer em portugal como fazem aqui na suiça,todos os veiculos e motociclos incluindo tractores reboques etc sao inspecionadas todos os dois anos ,ate mesmo os novos antes de serem imatriculados sao inspecionados
  • Fred
    19 jun, 2016 Lx 16:24
    Pois é.... Lá vao ter que tirar os escapes de rendimento que fazem um barulho insurtecedor, especialmente a noite quando os outros tentam dormir. Lá vao ter que afinar os motores para reduzir poluentes, portanto tirar as boxes, lá vao ter que comecar a cumprir regras como os outros... custa nao custa?
  • adamastor
    19 jun, 2016 viseu 16:15
    E o triciclo da minha filha? Será que tenho de lhe meter os pneus de origem?
  • MARIO M.
    19 jun, 2016 Coimbra 16:09
    Se para acabar com ruido e falta de iluminação concordo mas falta acima de tudo que as autoridades atuem desde motorizadas, bicicletas e os micro carros (papa reformas ) a circularem em IC tudo se vê . Não esqueçam a carta por pontos para os ciclistas ,para que não seja só exigir distancia pois os semáforos são para respeitar e não para desmontar e passar com a bicicleta a mão e depois continuar .
  • Joca
    19 jun, 2016 Oeiras 15:45
    Vamos lá a ver se a gente se entende. Então as motos não são veículos que convivem nas estradas com outros veículos motorizados com obrigatoriedade de inspecção? Se sim, por razão os proprietários se acham no direito de se manifestar contra a mesma? Ou passamos a ter leis à vontade do freguês? Em minha opinião a inspecção só peca por tardia e, como quem não deve não teme, só os que devem poderão temer, seguramente um minoria.
  • Pedro
    19 jun, 2016 Bencatel 15:36
    Aqui não se trata de estar contra ou a favor, a realidade é que o senhor presidente de uma associação não tem poder para ser ele a anunciar que as motos passaram a ser inspeccionadas. Então e material e equipamentos agrícolas? Então e os conhecidos mata velhos (carros sem necessidade de carta específica de condução)? E os ciclomotores? Já que só serão inspeccionados veículos de duas rodas com cilindrada superior a 250 cc. Esta associação pode a longo prazo vir a perder clientes, pois a vontade de retirar as motos da estrada é muita, não se esqueçam que já temos um mercado de motociclos diminuto e com isto muitos deixarão de andar de moto. Neste país apenas estamos preocupados quando mexem no nosso emprego ou na nossa barriga.
  • carlos simoes
    19 jun, 2016 alfarelos 15:35
    Tenho moto há mais de 40 anos e acho muito bem, desde que seja para todos os de 2 rodas.
  • Almocreve
    19 jun, 2016 Lisboa 14:36
    Os motociclistas queriam o quê? andar da maneira que mais lhes desse nas ganas? Têm também que cumprir as regras de segurança e outras - especialmente as regras do ruído excessivo - tal como todos os outros condutores de veículos as cumprem. Acho muito bem, que sejam obrigados por lei, a sofrerem inspecções periódicas. E esta medida já vem tardiamente.
  • Joao
    19 jun, 2016 Portugal 14:31
    José Fortes, quem é que disse que não anda de harmonia com a lei? Tens ou já andaste de mota? Sabes sequer do que falas? Antes de opinar tanto, informa-te um pouco.

Destaques V+