Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Petição pede fim de desigualdades no acesso aos rastreios do cancro

04 fev, 2016 - 10:01 • André Rodrigues

A iniciativa é da Liga Portuguesa contra o Cancro. Ao Parlamento chegará um documento com 25 mil assinaturas contra a discriminação, sobretudo de mulheres, no acesso aos rastreios de cancro da mama. Situação é particularmente grave no Sul.

A+ / A-

Contra as desigualdades e a discriminação no acesso aos rastreios de cancro da mama, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) aproveita o Dia Mundial de Luta contra a doença, que se assinala esta quinta-feira, para sensibilizar os deputados para "um problema que dura há vários anos" e que revela a forma como os decisores políticos "tratam o cancro como um parente pobre do sistema de saúde".

A denúncia é de Vítor Veloso, secretário-geral da LPCC, que diz à Renascença não compreender "como é que na região Centro todas as mulheres podem efectuar gratuitamente o seu rastreio, no Porto a cobertura é de 85% e na região Sul, sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo e Setúbal isso não acontece".

O problema, diz o especialista, prende-se com "a desorganização ao nível dos serviços". Os rastreios oncológicos são da responsabilidade da Administrações Regionais de Saúde. "Alguma coisa está errada. Porque, se as ARS do Norte e Centro têm capacidade, porquê que há problemas no Sul?", questiona.

Sensibilizar pela positiva

A petição com 25 mil assinaturas, que hoje chega à Assembleia da República, "tem por objectivo sensibilizar os deputados que representam a população, para que suscitem o debate sobre esta matéria e aconselhem os decisores políticos no sentido de criarem uma estratégia eficaz".

Os números mais recentes indicam que há seis mil novos casos de cancro da mama por ano e 16 novos casos diários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Lurdes Sousa
    17 fev, 2016 Lisboa 09:39
    Apelo à sensibilidade dos Srs. Deputados para este tão grave problema de saúde pública, que afecta especialmente as mulheres. .

Destaques V+