Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas põe Portugal em tribunal por causa de cartas de condução

19 nov, 2015 - 13:08

Em causa está a falta de transposição correcta de uma directiva sobre a rede europeia de cartas de condução, que garante a conformidade das cartas com as regras da União Europeia.

A+ / A-

A Comissão Europeia decidiu instaurar uma acção judicial contra Portugal pelo facto de não nos termos ainda ligado à rede de cartas de condução da União Europeia – a RESPER – como exigido por directiva comunitária.

A RESPER é uma rede destinada a ajudar os Estados-membros a cooperar entre si e a garantir que as cartas sejam emitidas em conformidade com as normas da União.

O intercâmbio de informações através da rede deveria ter tido início em 19 de Janeiro de 2013, mas a obrigação ainda não foi cumprida.

Além de Portugal, são processados no Tribunal de Justiça da União Europeia a Estónia, a Itália, a República Checa e a Eslovénia.

A Comissão Europeia iniciou os procedimentos de infracção em Julho de 2014, tendo enviado pareceres fundamentados aos Estados-membros em causa em Fevereiro de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+