A+ / A-

Derrota eleitoral. Macron convoca eleições antecipadas para 30 de junho

09 jun, 2024 - 20:04 • Daniela Espírito Santo , João Malheiro

França volta às urnas a 30 de junho, desta feita para eleições legislativas.

A+ / A-
"Decidi devolver-vos a escolha". Macron dissolve parlamento após derrota nas Europeias
"Decidi devolver-vos a escolha". Macron dissolve parlamento após derrota nas Europeias

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou este domingo a dissolução da Assembleia Nacional. É a primeira grande reação aos resultados esperados nestes Eleições Europeias.

"Não poderei, no final deste dia, agir como se nada tivesse acontecido", declarou Macron, do Eliseu. Para além dos resultados, desfavoráveis ao governo atual, também se soma "uma febre que tomou conta do debate público e parlamentar nos últimos anos", defende o Presidente da República.

"Decidi dar-vos novamente a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação", explicou, convocando eleições legislativas para "30 de junho e 7 de julho" (primeira e segunda voltas).

De acordo com as previsões de resultados, em França é o partido de Marine Le Pen a vencer de forma clara. Segundo as primeiras projeções, o Reagrupamento Nacional está com 31,50% dos votos, enquanto a candidatura da área política de Emmanuel Macron surge em segundo com apenas 15,20% dos votos.

Os socialistas surgem em terceiro com 14%.

[Notícia atualizada às 20h11 de 9 de junho de 2024]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+