A+ / A-

Marine Le Pen afirma que está pronta para governar

09 jun, 2024 - 21:29 • Lusa

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou este domingo a dissolução da Assembleia Nacional e eleições no fim de junho.

A+ / A-

A dirigente do partido de extrema-direita francês União Nacional Marine Le Pen reivindicou este domingo um resultado histórico nas eleições europeias e aprovou a dissolução do Parlamento francês, anunciada pelo Presidente Emmanuel Macron, manifestando-se pronta para governar.

"Esta eleição histórica mostra que, quando o povo vota, o povo ganha", declarou Le Pen no palco no Pavilhão Chesnay du Roy, leste de Paris, onde o partido se reuniu hoje para acompanhar os resultados do escrutínio, perante o júbilo dos militantes.

Le Pen recordou que, ao aproximar-se dos 32%, este é o melhor resultado de sempre do partido fundado pelo pai, Jean-Marie Le Pen, em 1972 com o nome de Frente Nacional (Front National).

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou este domingo a dissolução da Assembleia Nacional. As eleições legislativas foram marcadas para 30 de junho e 7 de julho (primeira e segunda volta).

"Não poderei, no final deste dia, agir como se nada tivesse acontecido", declarou Macron, do Eliseu. Para além dos resultados, desfavoráveis ao governo atual, também se soma "uma febre que tomou conta do debate público e parlamentar nos últimos anos", defende o Presidente da República.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+