Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo causa cinco mortos na Polónia

03 abr, 2024 - 11:49 • Lusa

A Proteção Civil polaca enviou mensagens para telemóveis em várias regiões do centro e do sul a aconselhar os residentes a não sair de casa.

A+ / A-

Ventos fortes que afetam a Polónia causaram a morte de cinco pessoas e levaram as autoridades a declarar esta quarta-feira o estado de alerta em algumas zonas do país.

Entre as vítimas está um rapaz de 6 anos, que foi atingido por uma árvore num parque da cidade de Rabka-Zdrój, no sul do país, segundo as autoridades.

Na estância montanhosa de Zakopane, também no sul, outro rapaz de nove anos e uma mulher de 23 anos morreram em acidentes semelhantes.

Duas outras pessoas morreram em acidentes de viação causados pelo mau tempo, noticiou a agência espanhola EFE.

A Proteção Civil polaca enviou mensagens para telemóveis em várias regiões do centro e do sul a aconselhar os residentes a não sair de casa.

Os técnicos preveem ventos fortes, especialmente em campo aberto e nas montanhas, com rajadas superiores a 120 quilómetros por hora.

De acordo com a Direção Nacional de Meteorologia, haverá tempestades de granizo localizadas e geadas súbitas devido à colisão de uma frente fria vinda do norte da Europa com uma massa de ar quente de sul.

A situação irá agravar-se ao longo do dia e muitos dos serviços de emergência e bombeiros foram reforçados.

A Proteção Civil antecipa um grande número de intervenções, tanto em salvamentos como na remoção de árvores e ramos caídos das estradas e ruas.

Embora se prevejam temperaturas vários graus abaixo de zero em algumas zonas do país, os meteorologistas estão confiantes de que a tempestade vai abrandar antes de sexta-feira.

Nessa altura, os técnicos esperam uma onda de calor no sul da Polónia, com temperaturas que poderão ultrapassar os 30 graus Celsius.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+