Tempo
|
A+ / A-

Charles Michel expressa condolências aos afetados pelo sismo em Taiwan

03 abr, 2024 - 09:50 • Lusa

Pelo menos sete pessoas morreram e 711 ficaram feridas, segundo um novo balanço provisório das vítimas do terramoto de magnitude 7,4 que atingiu a costa de Taiwan, indicou a autoridade de proteção civil.

A+ / A-

O presidente do Conselho Europeu lamentou esta quarta-feira a morte de um número ainda indeterminado de pessoas na sequência de um terramoto em Taiwan durante a madrugada e expressou condolências às famílias das vítimas.

"Quero expressar o meu apoio incondicional para com todas as pessoas afetadas pelo terramoto em Taiwan e as minhas condolências às famílias das vítimas. A União Europeia está pronta para ajudar com qualquer assistência que seja necessária", escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter).

Pelo menos sete pessoas morreram e 711 ficaram feridas, segundo um novo balanço provisório das vítimas do terramoto de magnitude 7,4 que atingiu a costa de Taiwan, indicou a autoridade de proteção civil.

O organismo oficial de Taipé indicou inicialmente que tinham morrido quatro pessoas, mas o número de vítimas mortais aumentou para sete na última hora.

Num primeiro momento as autoridades de Taiwan (República da China) referiam a existência de cerca de 60 feridos, mas o balanço provisório foi atualizado para 711, sem especificar a gravidade dos ferimentos.

O terramoto de magnitude 7,4, o mais forte a atingir a ilha nos últimos 25 anos, ocorreu pelas 09h00 (01h00 em Lisboa), com o epicentro situado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros, indicou o Centro Sismológico da China.

As primeiras indicações referiam que as quatro mortes ocorreram na região de Hualien, perto do epicentro do terramoto no leste da ilha de Taiwan.

Três destas quatro vítimas morreram num trilho de caminhada e a quarta num túnel rodoviário.

Ainda não se conhecem detalhes sobre as circunstâncias referentes às restantes três vítimas mortais.

A magnitude do terramoto submarino foi ainda estimada em 7,5 pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), 7,4 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e 7,2 pela Agência Meteorológica de Taiwan (CWA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+