Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iolanda e mais oito artistas da Eurovisão apelam a um cessar-fogo em Gaza

29 mar, 2024 - 10:40 • João Malheiro

Os artistas pedem a libertação de todos os reféns e declaram-se "unidos contra todos os tipos de ódio, incluindo antissemitismo e islamofobia".

A+ / A-

A representante de Portugal na Eurovisão deste ano e mais oito artistas que vão participar no certame partilharam esta sexta-feira uma carta de apelo a um cessar-fogo em Gaza.

No Instagram, a artista que venceu o Festival da Canção partilha um texto em que os artistas referem que "não estão confortáveis em ficar em silêncio".

O comunicado foi ainda assinado por Bambie Thug da República da Irlanda, Gåte da Noruega, Megara de San Marino, Olly Alexander do Reino Unido, SABA da Dinamarca, Silvester Belt da Lituânia e Windows95Man da Finlândia.

"É importante estarmos solidários com os oprimidos e comunicar o nosso desejo por uma paz imediata e duradoura", lê-se na publicação que denuncia "territórios palestinianos ocupados".

Os artistas pedem a libertação de todos os reféns e declaram-se "unidos contra todos os tipos de ódio, incluindo antissemitismo e islamofobia".

"Acreditamos firmemente no poder unificador da música que permite transcender diferenças", acrescenta o texto.

A participação de Israel na Eurovisão, confirmada, entretanto, com o lançamento da música oficial do país, tem causado polémica, devido à guerra em Gaza.

Críticos da manutenção do país em competição apontam a discrepância de critérios entre expulsar a Rússia da Eurovisão, por ter invadido a Ucrânia, mas permitir a participação de Israel que está a ocupar a Faixa de Gaza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+