Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-presidente da plataforma FTX condenado a 25 anos de prisão

29 mar, 2024 - 11:39 • Redação com Lusa

Sam Bankman-Fried considerado culpado por uma das maiores fraudes financeiras da história recente.

A+ / A-

O empresário norte-americano de criptomoedas e ex-presidente da FTX foi esta quinta-feira condenado a 25 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras da história recente, que levou ao colapso da plataforma.

Sam Bankman-Fried poderia ter sido condenado a até cem anos de prisão, sendo que os procuradores pediram uma pena de pelo menos 40 anos. No final do julgamento, acabou por ser considerado culpado por ter desviado milhões de dólares a milhares dos clientes da sua plataforma e acusado de mentir em tribunal.

A imprensa internacional avança que o juiz responsável pelo julgamento confirmou que o fundador da plataforma de criptomoedas disse desconhecer que o dinheiro dos clientes estava a ser usado em condições de grande risco, facto que se provou ser mentira.

Em tribunal, Sam Bankman-Fried disse lamentar o sucedido e assumiu ter tomado várias "decisões erradas" na administração daquela que foi, em tempos, uma das maiores plataformas de criptomoedas do planeta, mas que acabou por falir em novembro de 2022 - depois de ter sido avaliada em quase 30 mil milhões de euros.

Graças à FTX, Sam Bankman-Fried entrou para o exclusivo clube dos (muito) milionários de forma muito rápida, aos 30 anos. Agora, a empresa falida garante que ainda pretende reembolsar os clientes, cujas perdas ultrapassam os 550 milhões de dólares (mais de 460 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+