Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kate Middleton diagnosticada com cancro

22 mar, 2024 - 18:02 • Ana Kotowicz

“A cirurgia foi um sucesso. No entanto, testes feitos após a operação revelaram a presença de cancro. A minha equipa médica aconselhou-me a fazer quimioterapia preventiva e estou nos estágios iniciais desse tratamento.”

A+ / A-
Kate Middleton diagnosticada com cancro
Kate Middleton diagnosticada com cancro

Veja também:


A princesa de Gales foi diagnosticada com um cancro e está a ser submetida a tratamentos de quimioterapia. A doença foi descoberta durante a cirurgia abdominal a que foi submetida em janeiro passado e o anúncio foi feito pela própria Kate Middleton, através de um vídeo, publicado nas redes sociais do Palácio de Kensington.

“Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na altura, pensava-se que a minha condição não era cancerígena”, começa por explicar a princesa de 42 anos. Nessa altura, a informação pública era a de que a cirurgia planeada obrigaria a princesa a uma recuperação de 10 a 14 dias.

“A cirurgia foi um sucesso. No entanto, testes feitos após a operação revelaram a presença de cancro. A minha equipa médica aconselhou-me a fazer quimioterapia preventiva e estou nos estágios iniciais desse tratamento”, explicou.

Em fevereiro, 18 meses após ter sido coroado, o Rei Carlos de Inglaterra, de 75 anos, também anunciou ter sido diagnosticado com um cancro.

Na declaração desta sexta-feira, Kate diz que, em conjunto com o marido, o príncipe herdeiro do trono de Inglaterra, está a gerir a situação junto dos filhos. É claro que isso foi um grande choque. William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e gerir isto de forma privada, para o bem da nossa jovem família.”

Kate diz também que, no momento atual, a família vai procurar o máximo de privacidade.

Numa altura em que a ausência da princesa foi alvo de todo o tipo de especulações, incluindo teorias de conspiração, Kate explica que precisou de tempo para recuperar da cirurgia, processar a informação e comunicar a notícia aos filhos. “Como podem imaginar, isso levou tempo. Levei algum tempo para recuperar da grande cirurgia e para iniciar o tratamento. Mas, o mais importante, levámos tempo para poder explicar tudo a George, a Charlotte e a Louis, de uma forma que seja apropriada para eles, e para tranquilizá-los de que vou ficar bem.”

A princesa de Gales esclareceu ainda que, na conversa com os filhos, disse-lhes que está “bem e a ficar mais forte a cada dia", e que vai concentrar-se nas coisas que a vão ajudar a curar a "mente, o corpo e o espírito”.

O príncipe Harry e a mulher Meghan Markle desejaram saúde e privacidade para Kate Middleton.

A posição do irmão do príncipe William foi divulgada através de um comunicado difundido pelas agências internacionais.

“Desejamos saúde e cura para Kate e sua família, e esperamos que eles possam fazê-lo de forma privada e em paz”, apelam o duque e a duquesa de Sussex.

Leia o texto de Kate na íntegra:

"Queria aproveitar esta oportunidade para agradecer, pessoalmente, todas as maravilhosas mensagens de apoio e a vossa compreensão enquanto estive a recuperar da cirurgia. Foram dois meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família, mas tive uma equipa médica fantástica que cuidou muito bem de mim, pelo que estou muito grata.

Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na altura, pensava-se que a minha doença não era cancerígena. A operação foi bem sucedida. No entanto, os exames realizados após a operação revelaram a presença de cancro. Por isso, a minha equipa médica aconselhou-me a fazer quimioterapia preventiva e estou agora na fase inicial desse tratamento.

Claro que isto foi um grande choque e eu e o William temos feito de tudo para processar e gerir isto em privado, para bem da nossa jovem família. Como podem imaginar, isto tem levado tempo. Demorei algum tempo a recuperar da cirurgia para poder começar o tratamento.

Mas, acima de tudo, levámos tempo a explicar tudo ao George, à Charlotte e ao Louis de uma forma que fosse apropriada para eles e a tranquilizá-los de que vou ficar bem.

Como lhes disse, estou bem e estou a ficar mais forte todos os dias, concentrando-me nas coisas que me vão ajudar a curar a mente, o corpo e o espírito.

Ter o William ao meu lado é também uma grande fonte de conforto e segurança. Tal como o amor, o apoio e a bondade que têm sido demonstrados por tantos de vós. Significa muito para nós os dois.

Esperamos que compreendam que, como família, precisamos agora de algum tempo, espaço e privacidade enquanto concluo o meu tratamento.

O meu trabalho sempre me trouxe um profundo sentimento de alegria e estou ansiosa por regressar quando for capaz, mas, por agora, tenho de me concentrar em recuperar totalmente.

Neste momento, penso também em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo cancro. Para todos os que enfrentam esta doença, seja qual for a sua forma, por favor não percam a fé nem a esperança. Não estão sozinhos."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+