A+ / A-

Segundo navio de ajuda humanitária para Gaza sairá em breve de Chipre

16 mar, 2024 - 22:45 • Lusa

Associação humanitária vai entregar mais 200 toneladas de alimentos e água aos habitantes da Faixa de Gaza, palco de combates entre Israel e o Hamas.

A+ / A-

A organização World Central Kitchen estava esta sábado a ultimar, no Chipre, os preparativos para o segundo carregamento de ajuda humanitária, por via marítima, para a Faixa de Gaza, após a entrega de 200 toneladas de alimentos e água.

Nesta segunda viagem a partir do porto cipriota de Larnaca, a organização não-governamental (ONG) do chef espanhol José Andrés terá um navio principal, o "Jennifer", e outro de apoio que acompanhará o transporte de "centenas de toneladas de ajuda" com destino ao enclave palestiniano, segundo uma porta-voz da organização na sua conta na rede social X.

"O navio de apoio será tripulado por especialistas no manuseamento de maquinaria pesada, como uma grua móvel, para descarregar todas as caixas", disse a cooperante, que espera receber "muito em breve" autorização para partir nas próximas horas.

A ONG, dirigida pelo cozinheiro hispano-americano José Andrés, referiu ainda que estava a carregar o segundo barco com 240 toneladas de alimentos: arroz, farinha, óleo, conservas de proteínas e legumes, bem como tâmaras, alimento com que os muçulmanos quebram o jejum durante o mês sagrado do Ramadão, atualmente a decorrer.

O novo carregamento conta com a colaboração especial dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros cipriota, o navio está pronto para partir hoje ou no domingo para a Faixa de Gaza.

O "Jennifer" utilizará o corredor marítimo humanitário aberto a partir do porto cipriota de Larnaca e utilizado pela primeira vez pela ONG espanhola Open Arms, que rebocou um batelão com 200 toneladas de alimentos fornecidos pela ONG norte-americana World Central Kitchen.

O navio de socorro "Open Arms" começou a descarregar na sexta-feira quase 200 toneladas de alimentos e água, suficientes para um milhão de refeições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+