A+ / A-

Biden já decidiu qual a resposta a ataque na Jordânia

30 jan, 2024 - 21:50 • Lusa

O ataque de domingo na Jordânia, reivindicado pelo grupo Resistência Islâmica, matou três soldados norte-americanos e fez cerca de 40 feridos.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta terça-feira que o seu Governo já decidiu como responder ao ataque de domingo contra o Exército norte-americano na Jordânia, sem dar mais pormenores sobre essa reação.

Questionado por jornalistas, Biden limitou-se a responder com um breve "sim" a uma questão sobre se já há uma resposta em cima da mesa.

O ataque de domingo na Jordânia, reivindicado pelo grupo Resistência Islâmica, matou três soldados norte-americanos e fez cerca de 40 feridos.

O Presidente norte-americano voltou a responsabilizar o Irão por este incidente, "na medida em que forneceu armas aos que o perpetraram", embora tenha evitado fazer uma referência direta a Teerão.

Em todo o caso, Biden defendeu que não deve haver uma "guerra mais ampla" no Médio Oriente, depois de as tensões terem aumentado após o início do conflito entre Israel e o Hamas.

"Não é isso o que procuro", garantiu o Presidente norte-americano.

O Irão demarcou-se do ataque na Jordânia, falando em "acusações infundadas".

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kanani, garantiu que "os grupos de resistência na região não recebem ordens do Irão para as suas decisões e ações".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+