Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão parlamentar turca aprova pedido de adesão da Suécia à NATO

26 dez, 2023 - 16:59 • Lusa

O próximo passo é a aprovação da adesão na Assembleia Nacional turca. Hungria também continua sem ratificar a adesão da Suécia.

A+ / A-

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros turca aprovou esta terça-feira o pedido de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), aproximando-a de ser membro efetivo da aliança.

A Turquia é o último membro da Aliança Atlântica, juntamente com a Hungria, a bloquear a adesão da Suécia à NATO, através de sucessivas exigências. A comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional turca voltou a analisar o tema, que foi, depois, aprovado.

A Suécia apresentou o seu pedido de adesão ao mesmo tempo que a Finlândia - que foi admitida em abril -, após o início da guerra russa na Ucrânia. O próximo passo para a aprovação é uma votação do parlamento turco, seguido da promulgação da lei pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+