A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Autoridade Palestiniana responsabiliza EUA por sangue derramado em Gaza

09 dez, 2023 - 14:06 • Lusa

Acusação surge depois dos Estados Unidos terem vetado uma resolução da ONU sobre um cessar-fogo entre o Hamas e Israel.

A+ / A-

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, responsabilizou hoje os Estados Unidos pelo "derramamento de sangue" em Gaza, depois de terem vetado uma resolução da ONU sobre um cessar-fogo entre o Hamas e Israel.

Abbas descreveu a posição norte-americana como imoral num comunicado divulgado pelo seu gabinete em Ramlallah e citado pela agência francesa AFP.

Considerou Washington "responsável pelo derramamento de sangue de crianças, mulheres e idosos palestinianos na Faixa de Gaza às mãos das forças de ocupação israelitas".

Os Estados Unidos vetaram na sexta-feira uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que apelava para um cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas em Gaza, em guerra desde 07 de outubro.

A resolução resultou do facto de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter invocado pela primeira vez o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas.

O artigo em causa permite ao secretário-geral chamar a atenção do Conselho de Segurança para uma questão que pode pôr em perigo a paz e a segurança internacionais.

Abbas tinha apelado horas antes da votação aos membros do Conselho de Segurança para que aprovassem a iniciativa de Guterres, que elogiou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+