A+ / A-

Conselho de Segurança da ONU reúne-se na sequência do apelo inédito feito por António Guterres

08 dez, 2023 - 04:38 • Lusa

A reunião está agendada para as 10h00 locais (15h00 em Lisboa).

A+ / A-

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se, esta sexta-feira, na sequência do apelo inédito feito pelo secretário-geral da organização, António Guterres, que invocou o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas para pedir um cessar-fogo em Gaza.

A reunião está agendada para as 10h00 locais (15h00 em Lisboa).

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança das Nações Unidas, em 2017, António Guterres invocou na quarta-feira o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas, o instrumento diplomático mais poderoso à disposição de um secretário-geral da ONU.

Numa carta, Guterres apelou ao Conselho de Segurança da ONU para que "pressione para evitar uma catástrofe humanitária" em Gaza, reiterando os seus apelos por um cessar-fogo que trave "implicações potencialmente irreversíveis" para os palestinianos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+