Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GUERRA ISRAEL-HAMAS

ONU fala em mais de uma centena de mortos em Gaza durante a madrugada

07 dez, 2023 - 11:18 • Olímpia Mairos , com Lusa

Nas últimas horas, as forças israelitas intensificaram a ofensiva. Segundo um porta-voz das forças de defesa israelitas, vários terroristas foram mortos.

A+ / A-

Mais de uma centena de pessoas morreu durante a madrugada na sequência de ataques israelitas contra edifícios residenciais do bairro de Jabalia, norte de Gaza.

De acordo com o último relatório da ONU, “o bombardeamento foi intenso” contra vários edifícios residenciais em Jabalia, mas também no campo de Al Nuseirat e na cidade de Deir al-Balah, onde se registou o maior número de vítimas do dia.

Segundo o relatório diário do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU sobre a situação na Faixa de Gaza, apenas 80 camiões com ajuda humanitária e 69 mil litros de combustível entraram em Gaza a partir da fronteira de Rafah.

Um número muito abaixo da média diária de 170 camiões e 110 mil litros de combustível que entraram diariamente durante a pausa humanitária que se prolongou entre os dias 24 e 30 de novembro.

As Nações Unidas observaram igualmente que o fluxo de deslocados internos para Rafah continua, principalmente a partir de toda a província de Khan Younis, embora, como os abrigos excederam largamente a sua capacidade, a maioria dos recém-chegados esteja a instalar-se nas ruas, em espaços vazios da cidade ou em edifícios públicos.

Para tentar aliviar a situação, a ONU distribuiu centenas de tendas, que foram montadas em dois locais distintos, juntamente com centenas de abrigos improvisados e começou a distribuir refeições quentes cozinhadas pela comunidade, embora o número de rações seja muito limitado em comparação com as necessidades.

Entretanto, há indicação de combates intensos em Khan Younis, no centro da Faixa de Gaza.

O exército de Israel diz ter realizado uma incursão dirigida a um complexo militar do Hamas e um porta-voz das forças de defesa israelitas fala de vários terroristas mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+