Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polónia

Varsóvia proíbe marcha pela Palestina. Marcha por Israel mantém-se

18 nov, 2023 - 15:35 • Redação

O presidente da câmara baniu a marcha de solidariedade da Palestina "exclusivamente por motivos de segurança". A ação estava marcada para este domingo.

A+ / A-

Esta terça-feira, Rafał Trzaskowski anunciou a sua decisão de banir a marcha de solidariedade pela Palestina, que iria ocorrer este domingo nas ruas de Varsóvia, citando preocupações com a segurança pública.

O presidente da câmara da capital polaca afirma, na sua conta da rede social X, que "antes, estas manifestações aconteciam num percurso diferente".

A marcha estava planeada terminar em frente à Embaixada de Israel, em ruas que o autarca descreve como "estreitas" e que, por essa razão, não garantem segurança.

"Mesmo após uma ligeira alteração do percurso por parte do organizador, na opinião da Polícia, ainda é possível uma perturbação da segurança. E essa é a única razão pela qual foi proibida a organização desta reunião.

Desde que a rota da manifestação seja alterada para um percurso seguro, ela será permitida - exatamente como nos casos anteriores.", clarifica Rafał Trzaskowski na sua publicação na conta X, que conta com comentários que protestam a decisão.

Este domingo está também marcada, em Varsóvia, uma marcha em solidariedade com Israel.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+