Tempo
|
A+ / A-

Sismo de magnitude 7,6 nas Filipinas. Risco de tsunami passou

02 dez, 2023 - 16:00 • Marta Pedreira Mixão com Lusa

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, espera que as ondas do 'tsunami' atinjam as Filipinas, a Indonésia, Palau e a Malásia.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter atingiu este sábado a ilha de Mindanao, nas Filipinas, de acordo com a Reuters. O risco de tsunami parece agora não ser real.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu a uma profundidade de 32 quilómetros na ilha de Mindanao às 22h37 locais (14h37 em Lisboa).

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, espera que as ondas do 'tsunami' atinjam as Filipinas, a Indonésia, Palau e a Malásia.

O Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos alertou para a hipótese de haver onda de três metros, em algumas zonas da costa das Filipinas, mas entretanto comunicou que "de acordo com toda a informação disponível, a ameça de tsunami passou".

Uma agência governamental filipina aconselhou os residentes das províncias de Surigau do Sul e Davau Oriental, na costa oriental de Mindanau, a retirarem-se imediatamente para zonas mais altas ou a deslocarem-se para o interior.

[Notícia atualizada às 21h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+