Tempo
|
A+ / A-

Surto de cólera na Etiópia já matou 23 pessoas

30 nov, 2023 - 11:32 • Redação

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, mais de 770 casos de cólera foram confirmados em apenas duas semanas na região da Somália, a área mais atingida pelas recentes inundações e chuvas invulgarmente fortes.

A+ / A-

Pelo menos 23 pessoas morreram num novo surto de cólera que atingiu comunidades deslocadas pelas recentes inundações no leste da Etiópia, afirma em comunicado a instituição de caridade Save the Children, noticiado pela BBC News.

As chuvas afetaram 1,5 milhões de pessoas em todo o país, com cerca de 600 mil pessoas forçadas a deixar suas casas, declarou a Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas 10% das pessoas afetadas receberam atualmente ajuda, uma vez que a Etiópia continua a debater-se com lacunas no financiamento, acrescentou.

Mais de 90 distritos em toda a Etiópia relataram casos de cólera e a Save the Children alertou que a situação poderia piorar, uma vez que são esperadas mais chuvas em pelo menos três regiões.

As fortes chuvas que atingiram o país, juntamente com a Somália e o Quénia, são induzidas pelo fenómeno climático El Niño, bem como por outro conhecido como Dipolo do Oceano Índico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+