Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médio Oriente

​Blinken saúda resultados da trégua e pede continuação do cessar-fogo em Gaza

30 nov, 2023 - 11:03 • Lusa

A trégua que entrou em vigor no dia 24 de novembro entre Israel e o Hamas, foi prolongada esa quinta-feira, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse esta quinta-feira que as tréguas entre Israel e o Hamas, acompanhadas de uma troca de reféns do movimento que governa Gaza por detidos palestinianos, "produziram resultados" positivos.

“Os reféns regressaram às suas famílias” e a trégua também permitiu que “mais ajuda humanitária chegasse a civis inocentes em Gaza, que necessitam ajuda desesperadamente”, afirmou Blinken em Telavive.

“Isto é importante e esperamos que continue”, acrescentou o secretário de Estado norte-americano defendendo a continuação das tréguas.

A trégua que entrou em vigor no dia 24 de novembro entre Israel e o Hamas, foi prolongada esa quinta-feira, pouco antes de terminar, por mais um dia, informaram os dois lados do conflito.

A trégua deveria terminar às 7h00 (5h00 em Lisboa), mas, um quarto de hora antes, o Exército israelita emitiu um comunicado no qual informava que a “pausa operacional” iria continuar, “tendo em conta os esforços dos mediadores para prosseguir o processo de libertação dos reféns” detidos na Faixa de Gaza.

O Hamas afirmou que a trégua se prolongou por “um sétimo dia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+