Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

África do Sul. Onze mortos em queda de elevador numa mina de platina

28 nov, 2023 - 07:43 • Lusa

"Oitenta e seis funcionários encontravam-se no elevador, 11 morreram e todos os outros foram transferidos para hospitais", disse um porta-voz da Impala Platinum à agência de notícias France-Presse (AFP), acrescentando que há feridos graves.

A+ / A-

Onze pessoas morreram nesta segunda-feira numa mina de platina a cerca de 150 quilómetros da cidade sul-africana de Joanesburgo, quando um elevador com trabalhadores caiu, informou esta terça-feira a empresa proprietária.

Nesta mina de mil metros de profundidade, a noroeste de Joanesburgo, o elevador transportava mineiros desde a base e ia parando na subida para "recolher os mineiros no final do turno", pouco antes das 17h00 de segunda-feira (15h00 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz da empresa, Johan Theron.

Na terceira paragem, "começou subitamente a descer", acrescentou o responsável, explicando que o sistema era automatizado.

Um operador "aplicou então os protocolos de emergência", mas o elevador continuou a descer e só parou no fundo, quando o contrapeso subiu à superfície e provocou "uma paragem súbita".

"Alguns [funcionários] morreram, outros ficaram gravemente feridos, outros escaparam com arranhões", continuou o porta-voz, acrescentando que muitos dos feridos apresentam fraturas nos tornozelos e nas pernas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+