Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Portugal contribui com cinco milhões de euros para iniciativa de escoamento de cereais

23 nov, 2023 - 19:57 • Lusa

Segundo João Gomes Cravinho, após a saída da Rússia da iniciativa de cereais do Mar Negro, "um conjunto de países, particularmente em África, ficaram sem acesso a cereais da Ucrânia, que é um grande fornecedor mundial".

A+ / A-

Portugal contribuiu com cinco milhões de euros para a iniciativa "Grain from Ukraine", um mecanismo alternativo para o escoamento de cereais da Ucrânia, essencialmente para países africanos, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros. .

A contribuição voluntária extraordinária para a iniciativa, através do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, foi aprovada hoje em Conselho de Ministros.

"É um importante contributo de Portugal, no valor de cinco milhões de euros, para a iniciativa "Grain from Ukraine", uma forma de criar um mecanismo alternativo para o escoamento de cereais da Ucrânia", indicou João Gomes Cravinho à Lusa.

Segundo o ministro, após a saída da Rússia da iniciativa de cereais do Mar Negro, "um conjunto de países, particularmente em África, ficaram sem acesso a cereais da Ucrânia, que é um grande fornecedor mundial".

Esta iniciativa pretende ser "um mecanismo alternativo de escoamento de cereais da Ucrânia para esses países africanos", referiu.

Gomes Cravinho explicou que este valor é o contributo de Portugal "para esta época" e, no futuro, "pode vir a ser necessário haver mais contributos" ou podem ser estabelecidos "outros canais de escoamento comerciais", tornando "desnecessários este tipo de contributos extraordinários". .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+