Tempo
|
A+ / A-

Trégua temporária entre Israel e Hamas marcada para sexta-feira de manhã

23 nov, 2023 - 14:25 • Miguel Marques Ribeiro , Daniela Espírito Santo

Informação está a ser avançada pela imprensa internacional que cita fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar.

A+ / A-

A trégua temporária acordada entre o estado israelita e o Hamas - e que deveria ter sido implementada esta quinta-feira - está, agora, marcada para as sete da manhã de sexta-feira (hora local), cinco da manhã em Portugal continental.

A notícia foi inicialmente avançada pela imprensa internacional, que cita um porta-voz do Ministérios dos Negócios Estrangeiros do Qatar, país que está a mediar as negociações da trégua temporária.

Segundo a mesma fonte, o Hamas aceitou libertar pelo menos 50 dos reféns feitos a 7 de outubro, sendo que o primeiro grupo - de 13 pessoas - a ser libertado deverá ser composto por mulheres e crianças. Em troca, Israel deverá libertar pelo menos 150 prisioneiros palestinianos e permitir a entrada de até 300 camiões de ajuda humanitária na faixa de Gaza.

Está, ainda, prevista uma visita da Cruz Vermelha aos reféns que vão continuar em cativeiro.

O acordo foi alcançado com a mediação do Qatar, Egipto e dos Estados Unidos.

Inicialmente, estava previsto que a trégua temporária iria ter início às 10h desta quinta-feira (hora local), mas a mesma acabou por ser adiada.

[Notícia atualizada às 17h21 de 23 de novembro de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+