Tempo
|
A+ / A-

Alemanha declara "apoio inquebrantável" a Israel e apela a ajuda em Gaza

18 nov, 2023 - 19:59 • Lusa

Em comunicado divulgado pela chancelaria alemã, Scholz reforçou que "os cessar-fogos humanitários poderiam contribuir para uma significativa melhoria do abastecimento à população".

A+ / A-

A Alemanha declarou este sábado um "apoio inquebrantável" a Israel, mas apelou à necessidade urgente de melhorar a situação humanitária dos habitantes de Gaza.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, abordaram hoje, numa conversa telefónica, a situação nos territórios palestinianos e as condições humanitárias na Faixa de Gaza, com a Alemanha a reiterar a "completa solidariedade" com Israel.

Em comunicado divulgado pela chancelaria alemã, Scholz reforçou que "os cessar-fogos humanitários poderiam contribuir para uma significativa melhoria do abastecimento à população".

No mesmo comunicado, Netanyahu afirmou que Israel "está a fazer esforços para proteger os civis na Faixa de Gaza, apesar da oposição do Hamas".

No contacto telefónico, os dois políticos terão ainda debatido iniciativas para tentar libertar "o mais rapidamente possível" os reféns detidos pelo Movimento de Resistência Islâmica Hamas, em particular crianças, idosos, doentes e mulheres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+