A+ / A-

Secretário-geral da NATO inicia visita de dois dias à Suécia

24 out, 2023 - 04:56 • Lusa

A visita de Stoltenberg acontece um dia depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter assinado o protocolo de ratificação da admissão da Suécia na NATO.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, inicia, esta terça-feira, uma visita de dois dias à Suécia para contactos com as principais figuras do Governo sueco e para marcar presença no Fórum NATO-Indústria.

A visita de Stoltenberg acontece um dia depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter assinado o protocolo de ratificação da admissão da Suécia na NATO -- que tinha sido acordada já na cimeira de Madrid, no verão do ano passado -- e de ter submetido o texto ao parlamento para votação.

Tanto Stoltenberg como o Governo sueco congratularam-se por Erdogan ter iniciado os trâmites para ratificar a entrada do país escandinavo na NATO, ao fim de mais de um ano de bloqueio.

Para este primeiro dia de visita, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Stoltenberg com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

A Turquia e a Hungria são os únicos dois dos 31 Estados-membros da NATO que não ratificaram a adesão da Suécia. A Turquia validou a entrada da Finlândia a 30 de março, dissociando o seu caso do seu país vizinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+