Tempo
|
A+ / A-

Elon Musk pondera remover rede social X da Europa

19 out, 2023 - 09:18 • Redação

Musk está cada vez mais frustrado por ter de cumprir a Lei dos Serviços Digitais, adotada em agosto pela UE.

A+ / A-

O dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, está a considerar remover a plataforma da Europa devido a uma nova regulamentação da União Europeia (UE), segundo avança o Business Insider.

A Lei dos Serviços Digitais exige que as grandes plataformas online disponham de sistemas eficazes e transparentes para a moderação e a remoção de informações falsas ou prejudiciais.

Tendo em conta a rapidez com que se propagam informações sobre a guerra entre Israel e o Hamas, algumas falsas ou sem verificação, é possível que a plataforma já esteja a violar a lei europeia.

Apesar de ainda não terem sido tomadas medidas oficiais, a maioria dos funcionários da X na Europa foram despedidos e a utilização diária na região diminuiu significativamente.

O comissário europeu,Thierry Breton, afirmou na semana passada que a Comissão está a "investigar a conformidade do X" com a nova lei e solicitou formalmente à plataforma informações pormenorizadas sobre as suas ações para atenuar e eliminar informações prejudiciais ou tóxicas. Caso seja considerado culpado, a X poderá ter de pagar uma coima de até 6% das suas receitas globais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+