Tempo
|
A+ / A-

Parlamento Europeu reúne-se numa sessão com destaque para a guerra Israel-Hamas

16 out, 2023 - 05:28 • Lusa

Um dos destaques da sessão está marcado para quarta-feira: um debate sobre "o desprezível ataque" em Israel, após a ofensiva surpresa do movimento islamita palestiniano Hamas no dia 07 de outubro.

A+ / A-

O Parlamento Europeu reúne-se, a partir desta segunda-feira, em Estrasburgo (França) numa sessão marcada pela guerra entre Israel e o Hamas, pelo apoio da União Europeia à reconstrução da Ucrânia, pelo anúncio do prémio Sakharov e pela presença do primeiro-ministro da Arménia.

Um dos destaques da sessão está marcado para quarta-feira: um debate entre os eurodeputados, a Comissão Europeia e o Conselho Europeu sobre "o desprezível ataque" em Israel, após a ofensiva surpresa do movimento islamita palestiniano Hamas no dia 7 de outubro. O Parlamento Europeu deverá adotar uma resolução na quinta-feira.

Entre segunda e terça-feira, os eurodeputados vão discutir e votar o programa "Ukraine Facility", no valor de 50 mil milhões de euros, entre 2024-2027, para apoiar a recuperação, reconstrução e modernização do país.

O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan, vai dirigir-se aos eurodeputados na terça-feira, depois de um encontro bilateral com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. A presença do chefe do Governo arménio em Estrasburgo ocorre quase um mês depois de um ataque-relâmpago do Azerbaijão ao enclave de Nagorno-Karabakh, que levou à capitulação das forças separatistas.

Ainda nesta sessão plenária, na quinta-feira, será anunciado o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade do Pensamento 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+