Tempo
|
A+ / A-

"Parlamento Mickey Mouse"?

No carrossel entre Bruxelas e Estrasburgo, eurodeputados visitam Disneyland Paris (sem querer)

16 out, 2023 - 17:30 • João Pedro Quesado

Um erro de sinalização levou um comboio do Parlamento Europeu para a Disneyland Paris, gerando piadas sobre a mudança mensal de sede.

A+ / A-

Um comboio do Parlamento Europeu, que transportava eurodeputados e funcionários para Estrasburgo, foi ter à Disneyland Paris esta segunda-feira. O desvio imprevisto deveu-se a um erro de sinalização dos caminhos de ferro franceses.

De acordo com o The Guardian, a operadora da rede ferroviária francesa, a SNCF, explicou que o desvio se deveu a um erro de sinalização na estação de alta velocidade de Roissy Charles-de-Gaulle. Esta alteração de rota causou um atraso de 45 minutos.

Mas esses 45 minutos foram o suficiente para a ‘bolha de Bruxelas’ ironizar o episódio, à boleia da mudança mensal para Estrasburgo.

Samira Rafaela, eurodeputada dos Países Baixos, foi rápida a comentar nas redes sociais, colocando-se do lado da “Equipa Disneyland”.

A página DG MEME, uma conhecida conta satírica das instituições europeias - e da União Europeia em geral -, satirizou o episódio com uma imagem 'encantada'.

Segundo o Politico, um funcionário europeu lamentou ter sido impossível sair do comboio, apesar de ser possível ver o topo da montanha-russa Space Mountain durante a paragem.

Um assessor parlamentar descreveu o ambiente no comboio como “cheio de gargalhadas sobre a loucura da situação”, e brincou com pedidos por “uma única sede agora”. Outro assessor disse que o Parlamento deveria adotar o mote da Disney, “onde os sonhos se tornam realidade”.

Mudança mensal para plenários e votações

Já o eurodeputado Daniel Freund afirmou, sarcasticamente, que o Parlamento Europeu “não é o Parlamento Mickey Mouse” - uma alcunha usada frequentemente para criticar a mudança mensal do Parlamento Europeu entre as duas cidades.

Todos os meses, o Parlamento Europeu muda-se da capital belga para a cidade francesa, a sua verdadeira sede, para sessões de quatro dias. Para evitar criar uma longa comitiva de carros na estrada entre Bruxelas e Estrasburgo, a instituição freta comboios para o transporte exclusivo dos eurodeputados e de todos os funcionários.

O Tratado da União Europeia não obriga só a estes quatro dias de sessão por mês em Estrasburgo: é lá que os plenários e votações do Parlamento Europeu ocorrem. Por outro lado, as comissões parlamentares reúnem em Bruxelas, e o secretariado do Parlamento tem sede no Luxemburgo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+