A+ / A-

Chefe da diplomacia da União Europeia aguardado esta quinta-feira na China

12 out, 2023 - 05:46 • Lusa

Fontes da delegação da UE em Pequim disseram à agência Lusa que a visita inclui encontro com ministro dos Negócios Estrangeiros chinês.

A+ / A-

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Joseph Borrell, é esta quinta-feira aguardado na China, numa altura em que Bruxelas tenta reduzir dependências comerciais e influenciar a posição chinesa sobre a guerra na Ucrânia.

Fontes da delegação da UE em Pequim disseram à agência Lusa que a visita vai decorrer entre esta quinta-feira e sábado e inclui um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, e um discurso na Universidade de Pequim.

A deslocação de Borrell à China foi adiada por duas vezes este ano. Em abril, quando Borrell testou positivo para a covid-19, e em julho, quando Pequim cancelou subitamente a visita, numa altura em que o anterior ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang, deixou de ser visto em público.

A visita surge numa altura de crescentes fricções comerciais entre o bloco europeu e a China, apesar de o comércio bilateral ter ascendido a 856,3 mil milhões de euros, em 2022.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, delineou uma estratégia para reduzir riscos no comércio com a China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+