A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Finlândia envia ajuda militar de 95 milhões de euros à Ucrânia

11 out, 2023 - 13:24 • Lusa

"Continuaremos a apoiar fortemente a Ucrânia juntamente com os nossos aliados", garante Governo em Helsínquia.

A+ / A-

A Finlândia anunciou esta quarta-feira o envio de um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia avaliado em 95 milhões de euros, o décimo nono desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O Ministério da Defesa finlandês indicou, num comunicado, que a medida foi aprovada pelo Governo a pedido do Presidente do país, Sauli Niinisto.

"Continuaremos a apoiar fortemente a Ucrânia juntamente com os nossos aliados. O custo total do equipamento de defesa entregue à Ucrânia ascende agora a 1,4 mil milhões de euros", disse o ministro da Defesa finlandês, Antti Hakkanen.

Hakkanen explicou que, para garantir uma entrega segura deste material, evita dar detalhes sobre como ou quando será realizada a entrega.

"O resultado da guerra determinará a ordem na Europa (...). É por isso que continuamos determinados a dar o nosso apoio", disse o ministro.

Neste sentido, o ministro finlandês especificou que foram tidas em conta as necessidades do Exército ucraniano no anúncio desta ajuda, mas também as capacidades e os "recursos" das Forças Armadas finlandesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+