Tempo
|
A+ / A-

Zelensky anuncia chegada a Granada para participar na cimeira de líderes europeus

05 out, 2023 - 09:49 • Lusa

A Ucrânia é um dos países da CPE e, como outros Estados desta comunidade, é um candidato formal a entrar na UE.

A+ / A-

O presidente ucraniano anunciou esta quinta-feira nas redes sociais a sua chegada a Granada para participar na cimeira de líderes da Comunidade Política Europeia e da União Europeia (UE).

"Cheguei a Granada, Espanha, para participar na cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE)", escreveu Volodymyr Zelensky na rede social X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano acrescentou que o objetivo "é garantir a segurança e a estabilidade" da Europa.

Perto de 50 líderes de países da Europa reúnem-se esta quinta-feira em Granada para debater o futuro do continente em mais uma cimeira da Comunidade Política Europeia, um fórum criado em 2022, após a invasão russa da Ucrânia.

O encontro é organizado pela presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE), que decorre durante o segundo semestre deste ano, e ocorre na véspera de uma reunião informal, também em Granada, do Conselho Europeu, onde têm assento os líderes dos 27 países do bloco comunitário.

Os dois encontros pretendem ser "o grande marco" da presidência espanhola e têm "um fio condutor comum", disseram fontes do Governo de Madrid.

A presidência espanhola da UE não tinha confirmado nem desmentido a presença do presidente da Ucrânia, invocando questões de segurança para não comentar esta possibilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+