Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento Europeu pede travão no custo de bagagens de mão nos voos

04 out, 2023 - 21:40 • Redação

A resolução pede, ainda, que as companhias aéreas tenham regras coerentes sobre as dimensões, peso e tipo de bagagem permitida.

A+ / A-

O Parlamento Europeu adotou uma resolução que pede aos Estados-membros da União Europeia que travem os custos adicionais das companhias aéreas para bagagens de mão.

Apesar de não ter vínculo legal, a resolução serve de aviso para a Comissão Europeia para estar atenta a práticas que geram "confusão e inconveniência".

O Parlamento Europeu quer que seja revista a legislação sobre os direitos dos passageiros aéreos.

Os eurodeputados também apelam que seja cumprida uma decisão do Tribunal de Justiça europeu, de 2014, que impede que seja cobrado um suplemento pela bagagem de mão.

A resolução pede, ainda, que as companhias aéreas tenham regras coerentes sobre as dimensões, peso e tipo de bagagem permitida.

À Euronews, o eurodeputado Jordi Canas diz que "nenhum cidadão deve ser humilhado por defender os seus direitos enquanto outros o ameaçam, ou paga ou não entra".

"Já vi pessoas idosas que pensavam que a sua mala estava incluída no preço de bagagem a serem ameaçadas de que não podiam viajar se não pagassem", referiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+