Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia diz respeitar resultado das eleições na Eslováquia

02 out, 2023 - 11:45 • Lusa

Durante a campanha eleitoral, Robert Fico, 59 anos, prometeu que a Eslováquia não enviaria "uma única munição" para Kiev e apelou a melhores relações com a Rússia.

A+ / A-

A Ucrânia "respeita a escolha do povo eslovaco", disse esta segunda-feira o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, em reação à vitória nas eleições legislativas do partido populista, contrário à ajuda militar a Kiev.

"Respeitamos a escolha do povo eslovaco. Mas ainda é muito cedo para dizer como é que o resultado destas eleições irá afetar a posição da Eslováquia", afirmou Kuleba à margem da reunião ministerial europeia que se realiza hoje em Kiev.

"Temos de esperar que a coligação seja formada e depois, olhando para a composição, tiraremos as primeiras conclusões", disse ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

O partido Smer-SD obteve 23% dos votos nas eleições de sábado sendo que ainda se desconhece a composição da coligação governamental.

Este partido, liderado pelo antigo primeiro-ministro Robert Fico, pretende pôr fim à ajuda militar à Ucrânia e critica a União Europeia e a NATO.

Durante a campanha eleitoral, Robert Fico, 59 anos, prometeu que a Eslováquia não enviaria "uma única munição" para Kiev e apelou a melhores relações com a Rússia.

A Eslováquia tem sido um dos principais doadores europeus à Ucrânia, tendo em conta a proporção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+