Tempo
|
A+ / A-

Alemanha. Grupo extremista acusado de espalhar ideologia nazi é banido

27 set, 2023 - 15:58 • Diogo Camilo

Autoridades alemãs realizaram dezenas de rusgas, incluindo à sede do Artgemeinschaft, acusado de tentar doutrinar crianças com a ideologia nazi.

A+ / A-

Autoridades alemãs realizaram esta quarta-feira dezenas de rusgas a elementos da organização de extrema-direita, depois de ter sido banida pelo Governo da Alemanha por tentar doutrinar crianças com a ideologia nazi.

A operação ocorreu em 12 estados e incluiu a sede do grupo, apelidada de Artgemeinschaft, bem como 26 habitações pertencentes a 39 membros, indicou o Ministério do Interior alemão.

“Este é outro forte golpe contra a extrema-direita e contra os incendiários intelectuais que continuam a espalhar as ideologias nazis hoje em dia”, disse a ministra, Nancy Faeser, criticando a “repugnante doutrinação de jovens e crianças”.

A organização conta com cerca de 150 membros e tem ligações a outros grupos de extrema-direita no país, usando “crenças pseudo-religiosas para espalhar a sua visão sobre o mundo que é uma violação da dignidade humana”, indicou.

Nos últimos meses a Alemanha tem vindo a banir vários grupos extremistas. Na passada semana um dos visados foi o grupo neo-nazi "Hammerskins Deutschland", com ligações aos EUA e a Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    27 set, 2023 Ílhavo 15:33
    E nós, não aprendemos?

Destaques V+