Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia

Zelensky no Congresso dos EUA. "Sem ajuda, perdemos a guerra"

21 set, 2023 - 20:15 • Redação com Lusa

A maioria dos membros do Congresso norte-americano fez uma receção positiva ao chefe de Estado ucraniano.

A+ / A-

Volodymyr Zelensky disse a pelo menos 50 senadores dos Estados Unidos da América que a Ucrânia vai perder a guerra com a Rússia se não receber apoio militar. A informação é avançada pelo The New York Times, que cita o democrata líder do Senado.

O Presidente da Ucrânia está na capital norte-americana, Washington D.C., esta quinta-feira, para reunir com o homólogo Joe Biden, na Casa Branca. Antes, passou pelo Capitólio para falar com líderes políticos dos partidos Democrata e Republicano, e ainda pelo Pentágono.

A maioria dos membros do Congresso norte-americano fez uma receção positiva ao chefe de Estado ucraniano. Grande parte dos elementos do Capitólio são ainda favoráveis ao apoio financeiro à Ucrânia por parte dos EUA.

No entanto, um grupo de Republicanos contra o apoio enviaram uma carta à Casa Branca a criticar as medidas do governo de Joe Biden.

A Casa Branca anunciou esta quinta-feira que os Estados Unidos vão entregar "importantes" meios de defesa à Ucrânia, mas sem fornecerem de momento os mísseis ATACMS de longo alcance solicitados por Kyiv.

O Presidente norte-americano "decidiu que não vai fornecer [mísseis] ATACMS, mas não excluiu essa possibilidade no futuro", declarou em conferência de imprensa o conselheiro para a Segurança nacional, Jack Sullivan.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+