Tempo
|
A+ / A-

Zelensky propõe no Conselho de Segurança medidas para limitar poder da Rússia

20 set, 2023 - 18:29 • Lusa, com redação

Zelensky propõe no Conselho de Segurança medidas para limitar poder da Rússia

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia propôs esta quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas diversas medidas que visam limitar o poder da Rússia como membro permanente do órgão e com direito de veto. Volodymyr Zelensky deixou críticas à inação daquele organismo internacional.

Dada a dificuldade de reformar a estrutura dos próprios órgãos da ONU, o Presidente ucraniano propôs que o direito de veto passe a ser contornado dando à Assembleia Geral poder para anular, por maioria qualificada, um veto por um dos cinco membros permanentes (Rússia, Estados Unidos, China, França e Reino Unido).

Além disso, propôs que quando um destes países "recorrer à agressão contra outra nação, em violação da carta fundadora da ONU", seja suspenso do Conselho de Segurança por um determinado período de tempo.

“Os soldados ucranianos estão a fazer, à custa do seu sangue, o que o Conselho de Segurança das Nações Unidas devia fazer através do voto. Eles estão a parar a agressão e a defender os princípios da Carta da ONU”, declarou Volodymyr Zelensky.

"547 dias de agressão russa significam 547 razões para mudar esta câmara", declarou

O Presidente ucraniano também pediu ao Conselho de Segurança que garanta a integridade territorial da Ucrânia num futuro processo de paz com a Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+