Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Londres alerta sobre ataque informático russo contra exército de Kiev

04 set, 2023 - 10:17 • Lusa

Os serviços de informações do Reino Unido dizem que a Rússia está a tentar obter "informação militar sensível" das Forças Armadas da Ucrânia através de ataques informáticos contra telefones utilizados pelos militares ucranianos.

A+ / A-

Os serviços de informações britânicos alertaram esta segunda-feira sobre intrusões nos telemóveis utilizados pelo exército da Ucrânia envolvido numa contraofensiva face à invasão da Rússia.

De acordo com os serviços de informações do Reino Unido, em comunicado do Ministério da Defesa, a Rússia está a tentar obter "informação militar sensível" das Forças Armadas da Ucrânia através de ataques informáticos contra telefones móveis utilizados pelos militares ucranianos.

O relatório britânico cita as conclusões do National Cyber Security Centre (NCSC), do Reino Unido, além de "outros parceiros internacionais", que na quinta-feira deram conta de uma "campanha de "malware" (ataque informático) contra os dispositivos móveis utilizados pelo Exército ucraniano".

De acordo com as mesmas fontes, o programa usado no suposto ataque informático russo foi identificado como "Infamous Chisel", que já foi utilizado pelo grupo de "piratas informáticos" Sandworm.

Anteriormente, o NCSC, organismo britânico de segurança informática, já atribuiu ligações do grupo Sandworm ao Centro de Tecnologia Especial do Gabinete Central de Informações do Estado Maior do Exército da Rússia.

O "Infamous Chisel" é um programa que permite acesso permanente para filtrar e obter dados de aparelhos Android.

O mesmo programa também é supostamente usado "contra aplicações informáticas do Exército ucraniano", indica o mesmo comunicado difundido hoje pelo Ministério da Defesa britânico através da rede social X.

"Estas atividades demonstram o uso continuado por parte da Rússia de capacidades cibernéticas para apoiar a invasão militar da Ucrânia", refere o mesmo documento britânico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+